A Junta de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, anunciou hoje (27) que o diretor Alejandro González Iñárritu irá receber um Oscar honorário por sua instalação de realidade virtual, “Carne y Arena”.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 11 de novembro, durante o anual Governors Awards, os quais os artistas Charles Burnett (roteirista), Owen Roizman (diretor de fotografia), Donald Sutherland (ator) e Agnes Varda (diretora) também irão receber um prêmio honorário.

Academia disse que era um reconhecimento de uma experiência visionária e poderosa na narração. “Os Governadores da Academia estão orgulhosos de apresentar um Oscar especial para ‘Carne y Arena’, no qual Alejandro Iñárritu e seu cineasta Emmanuel Lubezki abriram para nós novas portas de percepção cinematográfica”, disse o presidente da Academia, John Bailey. “‘Carne y Arena’, a experiência de arte e cinema multimídia de Iñárritu, é uma aventura profundamente emocional e fisicamente imersiva no mundo dos migrantes que atravessam o deserto do sudoeste americano na luz do amanhecer. Mais do que até mesmo um avanço criativo na forma ainda emergente da realidade virtual, ele nos liga visivelmente às realidades políticas e sociais da fronteira entre os EUA e México.”, finaliza Bailey.

Esse será o quinto Oscar de Iñárritu, em 2015 o mexicano ganhou os prêmios de Melhor Roteiro OriginalMelhor Direção e Melhor Filme por “Birdman”, já em 2016 recebeu novamente o Oscar na categoria Melhor Direção, dessa vez por “O Regresso”.