Comemorando os 90 Anos de Mickey Mouse, a Disney acabou de revelar um belíssimo pôster oficial com o título “Espalhando Felicidade No Mundo Todo” (Spreading Happiness Around the World) neste fim de semana na San Diego Comic-Con. O pôster celebrando o aniversário do camundongo mais famoso do mundo foi revelado no painel da D23 chamado “Celebrando os 90 Anos de Mickey Mouse com o D23: O Fã-Clube Oficial da Disney”.

O que torna o pôster ainda mais especial é que ele foi pintado por Mark Henn, um renomado animador clássico dos estúdios Disney. Henn animou personagens Disney imortais e adorados como a Ariel, a Bela, Jasmine, Mulan, Tiana e Simba, em seus respectivos clássicos da animação. Confira o lindíssimo pôster abaixo.

Pintado em um estilo “retrô” lembrando o traço utilizado para o personagem nos anos 1940, a arte foi encomendada por três departamentos diferentes da Disney, o estúdio de animação Walt Disney Animation Studios, o arquivo Walt Disney Archives e claro, o já citado fã-clube oficial D23. A arte será também capa da revista Disney Twenty-Three, publicação reservada aos membros do fã-clube.

Mickey, a mais célebre criação da carreira de Walt Disney, foi concebido por Walt e originalmente desenhado por seu amigo e clássico animador Ub Iwerks, em 1928 para substituir o primeiro personagem de sucesso da mesma dupla, Oswald, o Coelho Sortudo. Oswald foi desenvolvido para o Universal Studios mas Disney perdeu seus direitos para o estúdio em uma jogada traiçoeira do produtor Charles Mintz. Revoltado por perder os direitos de sua criação mais bem-sucedida, Walt jurou nunca mais trabalhar para outra pessoa e sempre certificar-se de que possui os direitos sobre suas criações. Então ele fundou seu próprio estúdio de animação, começando do zero ao lado de Ub e outros poucos animadores que não o abandonaram.

Ali na primeira e humilde versão do estúdio na primavera de 1928, Iwerks, alterando um pouco a aparência do coelho Oswald, criou para Disney o design de um ratinho originalmente batizado de Mortimer Mouse. Lillian Disney, a esposa de Walt, rejeitou o nome e o convenceu a mudar para Mickey Mouse.

Embora originalmente desenvolvido para o curta Plane Crazy, a estreia oficial do personagem para o grande público foi no curta Steamboat Willie (O Barco a Vapor Willie) de novembro de 1928. Para criar um diferencial para seu novo filme, Walt desenvolveu um sistema de som sincronizado, tornando Steamboat Willie o primeiro desenho animado da história inteiramente sonorizado com uma trilha pós-produzida completa com efeitos sonoros e música, rapidamente tornando-se o mais popular desenho da época, encantando o público e elevando Walt à fama. Assim surgiu uma estrela que viria a estrelar 130 filmes de curta-metragem, além de longas como a obra prima de Walt, “Fantasia”.

Hoje, Mickey continua sendo a mascote e o ícone mais associado à empresa, além de um de seus personagens mais populares. É também a mais importante presença em todos os parques temáticos da companhia, com duas séries de animação atualmente sendo produzidas para a TV – a divertida Mickey: Aventuras sobre Rodas para o Disney Junior e a hilária série Mickey Mouse do Disney Channel, que estreia sua quinta temporada agora em 2018 celebrando o aniversário de 90 anos do amado personagem. Noventa anos se passaram e Mickey, como ilustra o pôster, continua fazendo o que faz melhor, encantando e espalhando magia pelo mundo.