Sabe quando você olha para um determinado ator e não consegue imaginá-lo interpretando outro personagem? Por um lado isso é bom, pois temos a certeza de que o profissional cumpriu o seu propósito, seja nas características físicas, seja na interpretação. Por outro lado, eles ficam estigmatizados para o resto de suas vidas por conta dessas interpretações.

Esses atores incorporam seus personagens de maneira tão brilhante que fica até difícil diferenciar a pessoa do personagem. O mais interessante é que eles podem não ter nascido para interpretar determinado papel, mas o fizeram com tanto empenho que fica difícil imaginar outra pessoa revivendo o mesmo personagem.

singin-in-rain2

Crédito: Divulgação

Em vários longas, é possível identificar o talento nato desses atores para tais interpretações. Contudo, também é notória a insatisfação com a indústria cinematográfica quanto a estigmatização de personagens e a substituição por conta da beleza, como é o caso de ‘Cantando na Chuva’, lançado em 1952 e dirigido por Gene Kelly e Stanley Donen.

Este clássico do cinema mundial, mostra a chegada na indústria do cinema sonoro e como muitas estrelas do cinema mudo acabaram perdendo seu espaço. Crítica Hollywood ao destacar a superficialidade das relações e o fato de que o talento muitas vezes era deixado de lado diante de um rostinho bonito.

BirdmanArtigo3

Crédito: Divulgação

Michael Keaton, ao interpretar Riggan Thomson em ‘Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)’, lançado em 2015 e dirigido por Alejandro González Iñárritu também dá uma boa resposta àqueles que achavam que ele não era mais capaz de mostrar seu talento.

Keaton deu vida ao Batman em 1989, e, com isso, ficou caracterizado pelo Homem Morcego. Desde então, sentiu dificuldades em se desvencilhar do papel e em ‘Birdman’,interpretou a história de Riggan, um ator famoso por interpretar um icônico super-herói enquanto faz de tudo para montar uma peça na Broadway. Torna-se uma verdadeira crítica a Hollywood a respeito de atores que ficam estigmatizados por um tipo de personagem e não conseguem oportunidades após saírem do estrelato.

robert downey jr0

Crédito: Divulgação

Além disso, existem outros atores que interpretaram personagens icônicos e que não podemos deixar de citá-los. Quando fala-se em um rostinho bonito, logo associamos o ator Chris Hemsworth no papel de Thor. O ator poderia interpretar qualquer papel, que, no fim, sempre será lembrado como o filho de Odin. Recentemente, no longa ‘Caça Fantasmas’, lançado neste ano, é possível ver várias referências ao deus nórdico que ele interpreta em ‘Vingadores’.

O papel do Homem de Ferro também caiu como uma “luva” para o ator Robert Downey Jr. Hoje, o seu nome é um dos mais valiosos no universo cinematográfico, pois deu vida ao bilionário Tony Stark, personagem importantíssimo no mundo Marvel. O ator realmente incorporou o personagem e adicionou um tom sarcástico e “ácido” ao personagem, sendo a melhor escolha para dar vida ao herdeiro do grupo Stark.

Patrick-Stewart1

Crédito: Divulgação

Também é impossível olhar para o ator Patrick Stewart e não lembrar de Charles Xavier. Porém, ele tenta todos os dias se desvencilhar disso. Stewart alega que não é Jean-Luc Picard – da saga Star Trek -, nem Charles Xavier. Segundo ele, eles são bem mais inteligentes, mais apaixonados pelo mundo, mais corajosos e brilhantes no que fazem do que aquilo que ele se diz ser. Por isso, muito do que ele tem feito nos últimos anos é tentar mudar essa impressão que as pessoas têm dele. Não sei para vocês, mas, para mim, ele sempre será o Professor X.

Quando foi chamado para interpretar o nobre elfo Legolas em ‘O Senhor dos Aneis – A Sociedade do Anel’ (2002), o ator Orlando Bloom não acreditou. Em um primeiro momento, confessou que ficou cabreiro, mas após ter lido o roteiro do filme percebeu que Peter Jackson usou a criatividade para explicar aos fãs do universo de Tolkien as origens de Legolas. Segundo ele, foi um presente. Fato, pois Legolas coube direitinho para ele, pois, hoje, não consigo imaginar outra pessoa representando o dono das longas madeixas loiras e mira precisa. Você consegue?

legolas

Crédito: Divulgação

Keanu Reeves já passou por filmes, como ‘Velocidade Máxima’ (1994), que lhe abriu mais portas em Hollywood, ”Caçadores de Emoções’ (1991), ‘Advogado do Diabo’ (1997), mas nenhuma de suas atuações foram como em ‘Matrix’ (1999). Em uma época em que o mundo está fortemente conectado, Neo se torna parte da resistência humana e revela-se “O Escolhido” da trilogia do filme Matrix. O longa explora suas aptidões como tal para manipular à sua vontade a realidade simulada pelo computador, e sua missão messiânica como o salvador da humanidade. Impossível não recordar dele neste papel ou imaginar outra pessoa atuando em seu lugar.

Assim como os nomes aqui citados, existem outros atores que se encaixam muito bem em seus personagens, como é o caso de Christian Bale no papel do Batman na trilogia dirigida por Christopher Nolan, e Johnny Deep como o famoso capitão Jack Sparrow. Estes sempre serão lembrados no hall da fama e por terem realizado um trabalho de grande destaque. E para você? Qual é o personagem mais memorável? Opine!

Kianu-Neo

Crédito: Divulgação