beasts

A retratação de uma guerra pode significar muito mais do que uma complexa produção cinematográfica, mas também uma demonstração das piores atrocidades que o ser humano é capaz de realizar.

Uma aposta valiosa da rede Netflix, este filme simples, mas tocante produzido pelo grande astro inglês, Idris Elba, mostra os horrores da guerra no continente africano, tendo como figura central, o menino Agu, que vê sua família ser assassinada pelo exército da resistência e acaba sendo recrutado pelas forças rebeldes.

beasts 0

A priori, não é um filme de guerra, mas sobre órfãos da guerra e como as pessoas podem ser transformadas em verdadeiros monstros sem piedade. Uma realidade bastante sentida no mundo atual.

O enredo é bastante violento e assustador e se assemelha demais com o de outro filme, o canadense ‘Feiticeira da Guerra’ de 2012, mostrando o que acontece com jovens que são recrutados para servirem em tempos de guerra.

beasts 1

Com cenas bastante impressionantes e fortes aos olhos do público, pode se sentir o conteúdo impactante para se ter noção do que a guerra provoca em uma sociedade.

Apesar do baixo orçamento, ‘Beasts of No Nation’, apresenta vários fatores que o levaram a se tornar um filme bastante elogiado no mundo todo. Dirigido por Cary Fukunaga e baseado na obra do autor nigeriano Uzodinma Iweala, a produção é muito bem organizada com um roteiro criado para mostrar um conteúdo de fato direto e sem delongas, ou seja, não se trata de mostrar o destino do menino Agu, personagem central da história, mas sim de mostrar como os jovens recrutados poderiam recomeçar longe da guerra. É isso que torna o filme fabuloso e, ao mesmo tempo, chato aos olhos de quem já está muito acostumado com as produções sensacionalistas de Hollywood.

beasts 2

Idris Elba se confirma como um grande e talentoso ator, com um papel significativo e quase protagonista como um comandante “ditador”, o qual não mostra tolerância ou compaixão com os seus subordinados ou vítimas. É uma atuação marcante, digna de elogios e que ajuda a desenvolver mais o enredo do filme.

Apesar de um conteúdo considerável, o filme também se mostra bastante cansativo e demorado com muitas cenas longas que poderiam ter sido resumidas sem comprometer o roteiro. Se tal fato fosse considerado pelos seus idealizadores, a recepção do filme teria sido muito melhor.

Beasts 4