Em poucos dias, São Paulo irá receber novamente o maior evento de cultura pop do mundo: a Comic Con Experience, ou “CCXP”. Com dezenas de atrações simultâneas, o evento promete ser uma experiência única para os visitantes, que além de conferirem pré-estreias de filmes em primeira mão, também podem ter contato com atores e diretores, visitarem ativações incríveis e comprarem colecionáveis exclusivos. Com todos os ingressos esgotados em sua 6ª edição, o evento irá receber painéis dos mais esperados filmes do final de 2019 e começo de 2020, incluindo “Star Wars: A Ascensão Skywalker”, “Frozen 2”, “Mulher Maravilha 1984” e “Aves de Rapina”.

Iniciando a nossa cobertura especial do evento, conversamos com Renan Pizii, uma das grandes mentes por trás da CCXP. Fundador da Piziitoys, Iron Studios e Mini.co Renan conta um pouco sobre o início do evento em 2014 e dá algumas dicas do que podemos esperar para edição deste ano.

Hoje a CCXP é a maior “comic con” do mundo. Vocês tinham essa ambição no momento da concepção do evento?
Renan: Nosso primeiro plano de negócios, em 2014, era um evento para 15 mil pessoas na primeira edição e 100 mil na terceira. Tivemos 97 mil na primeira edição, o que surpreendeu a todos nós, e a partir daí começamos a sonhar alto. Tínhamos a ambição de ser o melhor evento de experiencia que um fã poderia ter, não necessariamente em números, mas sim em qualidade de entrega.

Esse ano, a San Diego Comic Con completou 50 anos. Qual o maior desafio de competir com os eventos que já estavam estabelecidos?
Renan: Com certeza a atenção dos estúdios, o que temos na CCXP é algo único comparado a todos eventos de cultura pop fora dos Estados Unidos.

O evento já teve edições especiais no nordeste e na Europa. Existem planos para outras edições nesse modelo? Ou ainda outras formas de expansão da marca?
Renan: Temos plano de expansão, claro… Estamos olhando os mercados com muito carinho e atenção para consolidar ainda mais a CCXP como um evento de qualidade e experiencia única.

Em 2018, o público foi surpreendido com a presença do Tom Holland e o início da campanha de “Homem-Aranha: Longe de Casa”. Este ano também podemos esperar grandes surpresas durante o evento?
Renan: A CCXP é uma caixinha de surpresas!!!


Estande da Iron Studios na CCXP 2017.

O estande da Iron Studios é uma das melhores, se não a melhor atração do evento. Depois do T-Rex de Jurassic Park e no último ano os icônicos Nazgûls de O Senhor dos Anéis, ainda dá para crescer mais?
Renan: Esse ano nosso estande será menor do que 2018, devido a demanda de espaço do evento, mas mesmo assim teremos algo bacana para os fãs de Harry Potter!

A Iron Studios Workshop é a responsável por fazer as incríveis peças em tamanho real que vemos na CCXP e nas Concepts Stores. E assim como já encontramos peças da Iron Studios no mundo todo, você almeja colocar a Iron Studios Workshop na indústria cinematográfica, fabricando modelos para grandes produções?
Renan: Hoje já produzimos para Disney, Warner, Riot, Sony entre outros players importantes do mercado, claro que são itens que acabam sendo usados para divulgação de filmes. Seria muito legal vermos no futuro peças da Workshop participando de produções de Hollywood, qualidade e vontade é o que não falta.

 

Réplica do personagem Dumbo (2019) produzida pela Iron Studios Workshop para a CCXP 2018.

A Iron Studios vem lançando alguns clássicos do cinema e da TV, fugindo um pouco das peças de heróis dos quadrinhos, como as peças de Jurassic Park, os clássicos de terror, Senhor dos Anéis, Caverna do Dragão. Podemos esperar peças de outras franquias que marcaram o cinema?
Renan: Com certeza, convido a todos a irem no painel oficial da Iron Studios no auditório Ultra na quinta-feira. Apresentaremos novidades sobre nosso futuro, como de costume!

A Mini.Co começou há pouco tempo, mas já possuí uma variedade enorme de produtos. Podemos esperar novos anúncios dos bonecos cabeçudos? Alguma nova franquia que você poderia revelar?
Renan: Novidades na CCXP!!

Depois de 5 edições de enorme sucesso, e agora que estão faltando poucos dias para o evento, vocês já estão pensando na edição 2020? Ou conseguem descansar um pouco no final do ano?
Renan: Sim, estamos pensando lá na frente. Na verdade, a CCXP está sempre olhando lá na frente, mas basicamente nosso time termina o ano e já começa a trabalhar em 2020. É muito trabalho e dedicação o ano todo para entregar os 5 dias de evento.

Qual a sua dica para quem quer curtir o evento ao máximo?
Renan: Cheguem cedo para aproveitar, nem que seja por apenas um dia, o auditório Cinemark. A energia e experiencia desse auditório é ÚNICA!


Auditório Cinemark, CCXP 2018.

Em relação a última pergunta, o Super Cinema Up confirma: é uma experiência única. E este ano em especial, certamente podemos esperar grandiosos painéis neste espaço.

A CCXP 2019 acontece de 05 a 08 de dezembro em São Paulo, e se por acaso você não vai conseguir ir, não se preocupe! O Super Cinema Up está levando o seu time para fazer a cobertura completa do evento, então fiquem ligados aqui no site e nas nossas redes sociais.