Todo mês a Biblioteca Mário de Andrade (em São Paulo) realiza o Cinemário, projeto esse que tem o objetivo de “homenagear durante o ano grandes estrelas do cinema”, tendo a cada mês uma programação especial para cada artista.

O projeto retorna agora no mês de março, e o artista homenageado é a grande atriz Meryl Streep. Confira abaixo a programação completa, que acontece sempre as quartas-feiras às 19h.

07/03

“Kramer vs. Kramer” (1979), de Robert Benton

14/03

“A Escolha de Sofia” (1982), Alan J. Pakula

21/03

“As Pontes de Madison” (1995), de Clint Eastwood

28/03

“As Horas” (2002), de Stephen Daldry

A Biblioteca Mário de Andrade fica localizada na Rua da Consolação, 94, perto do metrô Anhangabaú. A entrada é gratuita

Sinopses.

“Kramer vs. Kramer”: Ted Kramer é um profissional para quem o trabalho vem antes da família. Joanna, sua mulher, não pode mais suportar esta situação e sai de casa, deixando Billy, o filho do casal. Quando Ted consegue finalmente ajustar seu trabalho às novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted não aceita e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia do garoto.

“A Escolha de Sofia”: Sophie sobrevive a campos de concentração nazistas e encontra uma razão para viver em Nathan, um judeu americano brilhante, instável e obcecado pelo Holocausto. Mas a felicidade dos dois é ameaçada pelos fantasmas do passado dela.

“As Pontes de Madison”: História de amor comovente sobre um fotógrafo da revista National Geographic, incumbido de fotografar as pontes de Madison, em Iowa. Lá, ele conhece uma dona de casa, cujo marido e filhos estão viajando. Os dois vivem um breve e intenso romance entre duas almas gêmeas que se conheceram tarde demais.

“As Horas”: No começo do século 20, Virginia Woolf lida com a depressão e tenta finalizar o romance “Mrs. Dalloway”. Seu texto afeta profundamente uma dona de casa dos anos 1950 e uma mulher nos dias atuais, que parece viver os eventos do livro.