SINOPSE

A nova série do Netflix faz parte de um acordo com a Marvel para a introdução de personagens menos conhecidos ou mal aproveitados em seu universo cinematográfico. Diferentemente de ‘Marvel’s Agent Of S.H.I.E.L.D’, que construiu um universo próprio em torno do primeiro filme ‘Vingadores’, ‘Demolidor’, do diretor Drew Godard, é uma abordagem mais complexa sobre os heróis da Casa das Ideias.

maxresdefault

Charlie Cox dá vida a um demolidor humano, que até tem certa inspiração no ‘Batman’ de Nolan, mas em nada lembra o personagem da DC. Além de extremamente violenta, a primeira temporada serve como transição entre os heróis do público, e os heróis (alguns sem “uniforme”) da sociedade, em especial da clássica e tantas vezes construída e reconstruída nos quadrinhos, Hell’s Kitchen.

jn2EwMq

Além de extremamente original na abordagem, a série apresenta um emaranhado de personagens que tem raízes em uma cidade violenta e cruel, mas que resiste ao tempo com certa união dos mais abastados. Se faz necessária assim, uma figura que simbolize a “transição do velho para o novo”. Para tanto, à quase todo momento, a série traz a tona a figura de Ben Urich (Vondie Curtis-Hall), figura famosa dos quadrinhos da Marvel, que testemunhou diversos eventos importantes na história dos mais diversos personagens, incluindo: Hulk, Capitão América e o próprio Demolidor.

demolidor-daredevil-image-1

Ainda assim, a série não teria tamanho impacto se não fosse seu vilão extremamente complexo e singular. Wilson Fisk é apresentado como uma opção de renovação da sociedade. Sem políticos, sem corrupção, sem perdão. Vicente D’Onofrio constrói um vilão minimalista, inteligente e cruel. Inegavelmente ele é uma liderança forte frente aos heróis com poderes, tal como Thor, Hulk ou a Feiticeira Escarlate, para citar um dos personagens mais recentes do estúdio, simplesmente por deter outro tipo de poder: o controle sobre as pessoas (especialmente através do medo).

Demolidor-Marvel-Netflix-Matt-Murdock-and-Karen-Page

Enquanto ‘Soldado Invernal’ trouxe a complexidade e o questionamento sobre a “S.H.I.E.L.D”, ‘Demolidor’ tem como trunfo a problemática da lei e do dinheiro, que protege qualquer figura de poderes, escudos e martelos asgardianos. O primeiro filme de Joss Whedon mostrou que nem os mais fortes heróis do universo passam incólumes a opinião pública. Em ‘Demolidor’ temos os desdobramentos dessa situação e a introdução de tantas outras.

daredevil-how-the-netflix-series-will-change-the-m_1280w

Pode não parecer, mas a nova série da Marvel figura como obrigatória para se entender o porquê de ‘Vingadores 2 – Era de Ultron’ ser tão relevante na discussão sobre a necessidade dos filmes sobre super heróis.

Trailer da série: