SINOPSE

Pierre é um viúvo aposentado que não sai de casa há mais de dois anos, e agora tem a chance de voltar a viver novamente com a ajuda da internet. Isso porque através de Alex, um homem contratado por sua filha para ensiná-lo a usar o computador, acaba criando um perfil em um site de namoro. Lá, conhece a linda jovem Flora, e decide marcar um encontro. Mas ele só tem uma problema: a foto que usou no perfil é de Alex, e não dele.

FICHA TÉCNICA

Direção:

Stéphane Robelin

Roteiro:

Stéphane Robelin

Gênero:

Comédia, Romance

Produção:

Detailfilm, Panache Productions

Elenco:

Pierre Richard, Yaniss Lespert, Fanny Valette

Nacionalidade:

França

Ano de Produção:

2017

Data de Lançamento:

09/11/2017

Distribuição:

Paris Filmes

CLASSIFICAÇÃO

Direção:

Roteiro:

Fotografia:

Trilha-Sonora:

Efeitos Visuais:

Efeitos Especiais:

Direção de Arte:

Elenco:

Montagem:

Figurino:

Maquiagem:

Muito enganados estão aqueles que acham que os relacionamentos pela internet começaram com o Tinder. Antes dos smartphones, já era elevado o número de sites de namoro, bem como o número de usuários que encontraram na internet uma forma de se relacionar. Tão pouco a abordagem do tema no cinema é novidade, cerca de 20 anos atrás tínhamos o lançamento de “Mensagem para Você”, comédia romântica, com Tom Hanks e Meg Ryan, que explora a troca de mensagens anônimas. Porém, é inegável que nestes 20 anos a forma de lidarmos com a tecnologia mudou, antes supérfluos, os computadores e celulares assumiram um papel chave na sociedade, sendo indispensáveis para o nosso cotidiano. Neste contexto, o uso da tecnologia teve o seu público ampliado e diversificado, emergindo os usuários mais velhos, que apesar de uma resistência natural com a novidade, alguns já usam as tecnologias com muita habilidade.

“Um Perfil para Dois” é justamente o aprofundamento de ambos os temas: relacionamento online e uso da internet por um senhor idoso. Porém, a comédia francesa ainda vai além, e entrega uma trama muito inusitada num filme leve e divertido. Pierre é um senhor viúvo que, aos 75 anos, ganha um computador da filha, junto com aulas de informática. Mesmo com algumas piadas prontas para satirizar a dificuldade do senhor com o equipamento, o carisma do personagem nos envolve nas situações cômicas.

Quando começa se habituar a navegar na internet, Pierre acaba entrando em algum site de relacionamentos. E ao perceber que deverá indicar a idade, resolve mentir e ainda utilizar a foto de professor de informática. Neste ponto, o desenvolvimento da trama toma rumos que fogem do clichê, assim como em muitas outras comédias francesas, e com um roteiro bem elaborado, nossa atenção é feita de refém em cenas comicamente tensas.

A atuação de Pierre Richard como um nem tão inocente senhor evidência a experiência e talento do ator, que possui em sua longa filmografia muitos filmes populares entre os franceses. Fanny Valette também se destaca pelo transparente conforto na atuação da jovem Flora, moça belga enganada pelo senhor francês. A relação que se estabelece entre os dois levanta alguns questionamentos sobre a nossa vulnerabilidade online, mas principalmente sobre a forma vazia, e sem romance, que conduzimos nos relacionamentos dos dias de hoje.

O filme também é eficiente em situar a história em uma Paris atual. Não há palavras para os cenários da belíssima cidade que, sem se aproveitar clássicos pontos turísticos, mostram o que é rotineiro para os parisienses. Pequenos detalhes de comportamento também ampliam as nossas concepções sobre o cotidiano europeu. Tais características culturais costumam se perder em comédias americanas, e assim, valorizam ainda mais o cinema europeu.

Para os apreciadores dos filmes franceses, “Um Perfil para Dois” pode ser um divertido momento de descontração. E para aqueles que ainda não se aventuraram em conhecer esse tipo de filme, é uma ótima oportunidade de começar, pela leveza do filme e pelas boas risadas que ele irá propiciar. É uma pena que o filme seja lançado em tão poucas salas de cinema.

Caso você consiga assistir, muito provavelmente ao final da sessão, você ficará com vontade de questionar as táticas de romance de seu avô e quem sabe descobrir um aliado para melhorar o seu perfil no Tinder.