O advogado é uma figura muito importante no mundo do Direito. Atua dentro das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, e quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, trabalha para nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.

O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto em homenagem a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, em 1827. Em algumas regiões do país, os profissionais também comemoram o dia 19 de maio, no dia de São Ivo, padroeiro desses profissionais.

Agora, nós citamos alguns filmes que representam de alguma forma esses profissionais e que podem tornar o dia deles e o nosso ainda mais especial. Confira!

12 Homens e uma Sentença (1957) / Direção: Sidney Lumet

12-Homens-e-Uma-Sentença

’12 Homens e uma sentença’ aborda o julgamento de um jovem acusado de ter matado o próprio pai. Dos doze jurados que vão decidir a sentença, onze têm certeza de que ele é culpado. Porém, um jurado insiste em aprofundar a investigação.

O longa demonstra a importância de valorizar a interpretação das leis, revelando por que a boa argumentação e a capacidade de persuasão são habilidades inegáveis de um bom advogado. Estudantes de Direito devem assistir a este filme antes de morrer.

Questão de Honra (1992) / Direção: Rob Reiner

Questão de Honra_Divulgação

Após um soldado morrer acidentalmente em uma base militar, depois de ter sido atacado por dois colegas da corporação, surge a forte suspeita de ter existido um “alerta vermelho”, uma espécie de punição extra-oficial na qual um oficial ordena a subordinados seus que castiguem um soldado que não tenha se comportado corretamente. Quando o caso chega aos tribunais, um jovem advogado (Tom Cruise) resolve não fazer nenhum tipo de acordo e tentar descobrir a verdade.

Aparentemente meio inconsequente, o personagem de Tom Cruise em ‘Questão de Honra’ ainda surpreende. Se todos fossem tão obstinados como ele, muitos profissionais conseguiriam ganhar grandes casos.

A Firma (1993) / Direção: Sydney Pollack

A Firma

‘A Firma’ é um longa que não passa despercebido. Um jovem advogado recebe diversas vantagens e um alto salário para trabalhar em uma firma em Memphis, nos Estados Unidos. Logo percebe que o escritório está envolvido com lavagem de dinheiro da máfia e que todos os advogados que saíram ou tentaram sair da firma morreram misteriosamente.

O filme retrata o lado sórdido de algumas firmas de advocacia que se envolvem com negócios ilícitos. O longa transmite uma mensagem importante sobre a ética no Direito e a prática de manter em sigilo a relação do advogado com seu cliente.

O Advogado do Diabo (1997) / Direção: Taylor Hackford 

Advogado_do_Diabo_Italomen

Keanu Reeves é Kevin Lomax, um advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso. Contratado John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York, Kevin passa a receber um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de Alice Lomax (Judith Ivey), sua mãe e uma fervorosa religiosa, que compara Nova York a Babilônia. No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e cada vez dá menos atenção sua mulher, enquanto que seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado.

Esse é o tipo de profissional que nenhum advogado deve ser. É importante cuidar da família, do trabalho e de si mesmo. Só podemos tirar boas lições desse filme!

A Qualquer Preço (1998) / Direção: Steven Zailian 

A Qualquer Preço

Jan Schlittman (John Travolta) é um advogado que, junto com seus sócios, não procura vencer causas, mas entrar em lucrativos acordos financeiros. Mas tudo muda quando ele concorda em representar oito famílias cujas crianças morreram em virtude de duas empresas terem despejado produtos tóxicos na água que abastece Woburn, Massachusetts. O caso se prolonga, fazendo a firma ficar em sérias dificuldades financeiras, tanto que os sócios de Schlittman o abandonam enquanto ele marcha para o suicídio financeiro e profissional. Este é o tipo de profissional que ninguém quer ter por perto, ou seja, completamente esperto e nada engajado nas causas sociais.

Qual é o tipo de advogado que você conhece ou gostaria de ser? Esperamos que você, leitor, tenha gostado e que tenhamos passado alguma dica de filme bem legal para você assistir nessa data tão importante!