Dia Um é uma série de documental de dez episódios – todos com uma hora de duração. Cada episódio conta duas histórias, totalizando 18 situações de começo e recomeço, as quais vão mudar as vidas destes personagens.

O primeiro episódio se divide entre um casal prestes a ter trigêmeas e um casal que aguarda ansiosamente a liberação para adoção. Aspectos mais técnicos sobre o processo de adoção ou sobre o parto das trigêmeas são abordados rapidamente, o que permite que o foco seja realmente as mudanças e ansiedades destes casais.

A narrativa mostra o antes e o depois dessas mudanças tão drásticas, como todos os fatores que levaram a escolha da adoção e a preparação do apartamento pequeno para receber os tão aguardados filhos, a ansiedade e o medo de ter três filhas de uma só vez e toda a logística preparada pelo pai das trigêmeas – comprar um carro maior, mudar de apartamento, contratar uma babá, até uma planilha para anotar os horários das filhas e não as confundir.

Dentre as outras histórias contadas também estão o primeiro dia de uma pessoa com um implante coclear; o primeiro dia de um jogador online na categoria profissional; o primeiro dia de uma família morando em uma ecovila; o primeiro dia de uma mulher no treinamento para bombeiros e o primeiro dia de um deficiente visual com seu cão guia.

Mostrando as expectativas, angustias, ansiedades e medos dos personagens, a série aborda temas como adoção, identidade de gênero, relacionamento, machismo e inclusão.

No décimo e último episódio da série, alguns dos personagens contam como foi participar da produção e  conversam sobre suas experiencias e as mudanças causadas por elas.

Dia Um é uma parceria entre HBO Latin America e O2 Filmes, teve seu primeiro episódio exibido no dia 1º de outubro, e vai ao ar toda segunda-feira as 21h no canal Cinemax.