Documentário “Spielberg” é indispensável para fãs do diretor (e da magia do cinema)

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Se há um cineasta tão amado e com uma das carreiras mais frutíferas em Hollywood, essa pessoa é Steven Spielberg. Sua versatilidade e imaginação possibilitaram ao diretor a presentear inúmeros amantes do cinema com vários clássicos do drama e da fantasia, o tornando um dos realizadores mais respeitados de sua geração. Nesta segunda (09), os canais HBO vão homenageá-lo com o documentário “Spielberg”.

Dirigido por Susan Lacy, uma produtora experiente em documentários biográficos – como “Woody Allen: A Documentary” e “Janis: Little Girl Blue” – o filme é composto por depoimentos de vários convidados que fizeram parte da vida e carreira de Spielberg, além do próprio diretor.

“Spielberg” é um especial indispensável para fãs do cinema e do homenageado, é claro. Com 2 horas e 20 de duração, o documentário consegue passear por praticamente toda a prolífica carreira do diretor, dando destaque aos seus trabalhos mais marcantes. O olhar de Spielberg para a profundidade de um filme, indo além do óbvio e a forma como é movido por desafios são muito bem retratados ao longo da produção.

Apesar de focado mais na carreira do que na sua vida pessoal, o filme consegue “adentrar” no homem por trás da câmera, através da relação com os pais e as irmãs, e a forma como eventos foram influenciando e direcionando sua carreira. Depoimentos sobre sua infância, alguns dos seus primeiros filmes amadores e a maneira criativa como já se virava na época, certamente vão dar ao espectador uma visão mais humana aos seus projetos.

 

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”http://supercinemaup.com/wp-content/uploads/2017/10/rs-212345-SPIELBERG-LEAD_1401x788_v2.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” use_overlay=”off” animation=”off” sticky=”off” align=”center” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

 

Mesmo com um ritmo dilatado e paciente, o filme mantém o interesse explorando a maneira criativa e as motivações que levavam o diretor a escolher e lidar com seus projetos. Por exemplo, alguns segredos sobre a produção de “Tubarão”, e como o sucesso do filme mudou sua vida na indústria; a insegurança pessoal na infância que o inspirou a fazer “E.T. – O Extraterrestre”; a revolução visual de “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” e posteriormente, “Jurassic Park”, “Minority Report” e outros.

Também merecem destaque a transição de blockbusters como “Indiana Jones” para dramas de assuntos mais pesados, como “A Cor Púrpura”, “Império do Sol” e “A Lista de Schindler”. Este último, inclusive, também aborda como seu casamento e o próprio filme foram importantes para que ele fizesse as pazes com suas raízes judaicas. Confesso que por várias vezes, eu me pegava sorrindo sem perceber e até emocionado em alguns momentos.

Um talento extremamente precoce do cinema – que já estava dirigindo estrelas como Joan Crawford aos 22 anos de idade – Spielberg dispensa mais apresentações da minha parte. Vale mencionar que dentre as participações especiais estão vários ícones da Nova Hollywood, um dos movimentos mais importantes do cinema nos anos 70 e que definitivamente mudou a indústria para sempre – como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Brian de Palma e seu parceiro George Lucas.

Relembrando que “Spielberg” será exibido nesta segunda (09) ás 22 horas nos canais HBO.

E você, já assistiu ou está ansioso para ver? Concorda ou discorda da análise? Deixe seu comentário ou crítica (educadamente) e até a próxima!

Para mais comentários sobre filmes, sigam-me nas redes sociais:

https://www.instagram.com/danilo_calazans/

https://www.facebook.com/calazansdanilo

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

pt_BR