elvisnixon_poster_brazil

Você conhece Elvis Presley e muito provavelmente já ouviu falar em Richard Nixon, o 37º presidente dos Estados Unidos e o único a renunciar ao mandato, em 9 de agosto de 1974, em virtude do escândalo Watergate. Mas obviamente nunca relacionou esses dois importantes nomes.
A nova produção ‘Elvis & Nixon’ descreve com imensa simpatia uma das manhãs de dezembro de 1970, quando ninguém menos que o Rei do Rock, Elvis Presley, apareceu em uma das entradas da Casa Branca para pedir uma reunião com o presidente Nixon, o homem mais poderoso da época. O quê exatamente Elvis queria com o presidente, você só vai saber se for assistir ao filme né.

Michael Shannon stars as Elvis Presley in Liza Johnson’s ELVIS & NIXON, an Amazon Studios / Bleecker Street release.

A nova produção, distribuída pela Sony Pictures traz nomes de peso no elenco, como Michael Shannon, interpretando Elvis Presley e o aclamado ator Kevin Spacey como o presidente Nixon. Nos primeiros minutos do filme, é difícil aceitar Shannon como o Rei do Rock, fisicamente não há nenhuma semelhança. Mas aí é que vem o trabalho do ator, que é o de fazer o espectador crer no personagem que interpreta. Michael Shannon encontrou a proeza em fazer o espectador relevar a sua quase nula semelhança física com o Rei e passar a acreditar no personagem através de seus trejeitos, olhares e movimentos característicos.

Michael Shannon stars as Elvis Presley (center) with Johnny Knoxville as Sonny (left) and Alex Pettyfer as Jerry Schilling (right) in Liza Johnson’s ELVIS & NIXON, an Amazon Studios / Bleecker Street release.

Kevin Spacey é brilhante (como sempre), e por mais que interprete mais um presidente norte-americano, como faz na série de sucesso ‘House Of Cards’, consegue desvincilhar totalmente os dois personagens. Não há nada do Frank Underwood no Richard Nixon de Spacey, que se apresenta como um homem sério, porém com tons cômicos que abrilhantam a produção.

Kevin Spacey stars as Richard Nixon in Liza Johnson’s ELVIS & NIXON, an Amazon Studios / Bleecker Street release.

Outro ponto positivo de ‘Elvis & Nixon’ é o seu tempo de duração. O filme tem pouco mais de 90 minutos, o que é suficiente para apresentar a história que se propõe. Alongar o filme somente para seguir o padrão das produções atuais seria irresponsável e prejudicaria o filme. Esse mérito vai para a diretora Liza Johnson, que fez um trabalho precioso, permitindo que o espectador passeie pela história que ninguém conhecia sobre esse momento no Salão Oval de maneira leve e marcante.