Os jogos olímpicos, sejam eles das tradicionais olimpíadas ou dos famosos jogos de inverno são atrativos que despertam a curiosidade e a ansiedade de muitos fãs do esporte. Contudo, isso também desperta a curiosidade dos fãs do cinema. Muitos são os exemplos de filmes que retratam os jogos olímpicos, a grande maioria baseado em fatos reais de atletas que fizeram história como premiados esportistas. Já outros filmes se referem a fatos em torno da vida destes atletas ou a cerca de momentos históricos envolvendo a competição mundial em si.

Olympia (1938)

Dirigido pelo cineasta Leni Riefenstahl, trata-se de um documentário clássico sobre as Olimpíadas de Berlim na Alemanha em 1936. Ganhou destaque graças à inovação em torno da tecnologia avançada para a época em se tratando de efeitos cinematográficos. Entretanto, o filme também é uma propaganda de Riefenstahl em um período anterior à segunda grande guerra mundial.

Olympia (1938)

The Jesse Owens Story (1984)

A cinebiografia revolucionária de, talvez, o maior atleta negro do século XX, Jesse Owens, o qual conquistou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim em 1936, contrariando a teoria da superioridade ariana imposta pelo ditador Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

BERLIN, GERMANY - AUGUST 9: US champion "Jesse" (James Cleveland) Owens is airborne during the long jump event, that he won, 09 August 1936 during Olympic Games in Berlin. Grandson of a slave and legendary athlete, "Jesse" Owens established 6 world records in 1935. Jesse Owens retained his 100m world record for 20 years and his long jump world record for 25 years (until 1960). (Photo credit should read CORR/AFP/Getty Images)

Foto: CORR/AFP/Getty Images

Raça (2016)

Outro filme que retrata a vida do corredor Jesse Owens, lançado neste ano em atenção às olimpíadas de 2016.

Raça (2016)

Foxcatcher (2014)

Candidato ao Oscar de melhor filme em 2015, a produção retrata a vida do campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz, que aceitou um convite para viver na casa do milionário, John du Pont, o que desencadeia uma surpreendente obsessão do milionário em relação ao atleta.

Foxcatcher (2014)

Carruagens de Fogo (1981)

Ganhador de quatro Oscars, incluindo o de melhor filme, e com a trilha sonora clássica do musico grego Vangelis, o longa conta a história real de dois corredores britânicos nas Olimpíadas de 1924, em Paris.

Carruagens de Fogo (1981)

Munique (2006)

Também indicado Oscar de Melhor Filme, esta produção dirigida por Steven Spielberg retrata o drama dos atentados terroristas que mataram 11 atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique na Alemanha, em 1972, bem como a caça aos terroristas responsáveis por aquela tragédia.

Munique (2005)

Invencível (2014)

Dirigido por Angelina Jolie, o filme conta a história do norte-americano Louis Zamperini que ganhou destaque como corredor na Olimpíada de 1936, em Berlim na Alemanha, durante o governo nazista. Após convocado pelo exercito acaba como prisioneiro de guerra pelo soldados japoneses.

Invencível (2014)

Prefontaine – Um Nome Sem Limites (1997)

Estrelado pelo ganhador do Oscar Jared Leto, o longa é baseado na história real do corredor olímpico Steve Roland Prefontaine, o qual teve a carreira interrompida por uma tragédia.

Prefontaine - Um Nome sem Limites (1997)

As Parceiras (1982)

Filme baseado na história de Chris Cahill, uma atleta que, ao se preparar para os Jogos Olímpicos de 1980, acaba se envolvendo com a veterana Tory Skinner e com o treinador Terry Tingloff.

As Parceiras (1982)

Jamaica Abaixo De Zero (1993)

Estrelado pelo eterno comediante John Candy, esta é uma produção baseada em uma história real, ocorrida durante as Olimpíadas de Inverno de 1988 no Canadá, sobre a trajetória da incomum equipe jamaicana de bobsled.

Jamaica abaixo de zero (1993)

O Homem de Bronze (1951)

Outro filme baseado em fatos reais, desta vez em torno da história do atleta norte-americano Jim Thorpe, que enfrentou a discriminação em razão da sua descendência indígena e que conquistou medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, bem como se destacou como um exímio esportista no Futebol Americano.

O homem de bronze (1951)

Asterix nos Jogos Olímpicos (2008)

Esta cômica paródia aos jogos olímpicos conta com as participação dos pulares personagem dos quadrinhos, Asterix e Obelix, que retornam para ajudar um amigo a vencer os Jogos Olímpicos.

Asterix nos Jogos Olímpicos (2008)

Running Brave (1983)

O longa conta a história de Billy Mills, segundo índio norte-americano que se destacou como medalhista olímpico na corrida de dez mil metros na Olimpíada de Tóquio no Japão em 1964.

Running Brave (1983)

Pentathlon – Uma Disputa Mortal (1994)

Um filme incomum estrelado pelo astro dos filmes de ação, Dolph Lundgren, o qual interpreta um medalhista olímpico russo que foge para os Estados Unidos para começar vida nova e passa a ser perseguido por seu obcecado ex-treinador.

Pentathlon (1994)

Um Casal Quase Perfeito (1992)

Esta é uma divertida comédia romântica que conta a história de um jogador de hóquei e uma patinadora profissional de gelo que acabam tendo que competir juntos e superar as suas diferenças, durante a Olimpíada de 1988.

um casal quase perfeito (1992)

Pateta nas olimpíadas (1942)

Outra paródia engraçadíssima sobre as olimpíadas, desta vez estrelada pelo divertido e engraçado personagem da Disney, Pateta, que leva o público ao riso fazendo uma sátira aos jogos olímpicos neste filme de curta duração.

Pateta nas olimpíadas (1942)

Desafio no Gelo (2004)

Outra obra baseado em uma emocionante historia real sobre um dos maiores momentos em torno dos jogos olímpicos de inverno de 1980. O filme é estrelado por Kurt Russel e conta a trajetória da equipe americana de hóquei em um jogo extremamente difícil contra a equipe soviética.

0402111 (BC-VNU-MIRACLE) Jim Craig (EDDIE CAHILL, left) and captain Mike Eruzione (PATRICK O'BRIEN DEMSEY, right), along with their teammates, are ready to face the Russians. MIRACLE." VNU DIGITAL PHOTO. BUENA VISTA PICTURES. CR: CHRIS LARGE.

Foto: Chris Large

Voando Alto (2016)

Estrelado por Hugh Jackman, o filme conta a história de Eddie Edwards (Taron Egerton) que tenta fazer nome nas Olimpíadas de Inverno, mesmo nunca tendo sido bom em esportes.

VOANDO ALTO (2016)

B1 – Tenório em Pequim (2010)

Entrando no mundo dos filmes brasileiros, destaca-se o documentário sobre a vida do judoca profissional Antonio Tenório, o qual, mesmo cego, tenta fazer história nas Paraolimpíadas de Pequim, na China, em 2008.

B1 - TENORIO EM PEQUIM (2010)

OURO, SUOR E LAGRIMAS (2015)

Outro documentário, desta vez sobre as seleções masculina e feminina de vôlei brasileiro e sua trajetória como campeãs olímpicas entre os anos 2000 e 2010. Nomes muito conhecidos do esporte ganham destaque, como Giba e o técnico Bernardinho que relatam todo o seu trabalho que resultaram em grade conquistas mundiais.

OURO, SUOR E LAGRIMAS (2015)

Para Todos (2016)

A mais atual das produções, dando ênfase à Paraolimpíada de 2016 no Rio de Janeiro, este documentário dirigido por Marcelo Mesquita, mostra o cotidiano e rotina dos atletas brasileiros para a sua preparação em razão dos Jogos Paraolímpicos.

PARATODOS (2016)

Diante do alvoroço em torno da Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro que se aproxima, é de se esperar que muitos atletas, sejam eles medalhistas ou não ganhem destaque e entrem para a história como verdadeiros campeões, de modo que, algum dia, muitos filmes sobre eles sejam produzidos. Os fãs do cinema, com certeza, agradecerão.

O Pipoca de Pimenta também vem expressar o seu desejo, diante dos tristes acontecimentos envolvendo ataques terroristas no mundo nos últimos meses, para que nenhum ato de violência venha a ser praticado, seja contra brasileiros ou estrangeiros, de modo que nenhum outro acontecimento trágico fique marcado na história da humanidade, assim como ficou a tragédia da Olimpíada de Munique em 1972.