Quando você pensa em ícone feminino certamente em algum momento o nome, rosto e corpo de Marilyn Monroe surgirá nos seus pensamentos. Batizada como Norma Jeane Mortenson, a loira completaria 90 anos hoje se estivesse viva.

Como o mundo do cinema não se trata só do que se passa nas telonas, resolvi trazer a tona algumas curiosidades sobre a vida de Marilyn no cinema, na moda e na vida pessoal.

1. A loira não era realmente loira. O tom dos seus cabelos eram naturalmente ruivos e se inspirou na atriz Jean Harlow para mudar os fios.

marilyn-jean

2. Seu nome artístico foi criado pela produtora e a escolha não a agradou muito já que ela queria que fosse Jean Monroe (mistura entre a atriz que a inspirava e o sobrenome era da sua avó materna, mulheres que admirava muito).

marilyn-2

3. O termo pin up (significa percevejo) surgiu na década de 1940 e ficou famoso porque os soldados colocavam cartazes de atrizes pendurado com percevejos nas paredes dos dormitórios e, apesar de Marilyn ser símbolo do estilo, ela não foi responsável pela criação do termo e nem era ela quem arrancava suspiros dos homens e sim a atriz Betty Grable.

marilyn-3

4. A peça íntima feminina como conhecemos hoje – o sutiã – não tinha o formato “moderno” até o filme ‘Os Homens Preferem as Loiras’ que foi criado especialmente por John Paul Gaultier.

marilyn-4

5. Quando a guerra estava a todo vapor, alguns atores e atrizes foram enviados para a Europa para distrair os soldados e lá estava Marilyn servindo seu país.

marilyn-5

6. Apesar de muitos a tacharem de “loira burra”, a atriz tinha uma biblioteca pessoal com um acervo de mais de 300 livros e adorava ler poesias e romances, mas tinha dificuldade para escrever – no seu primeiro autografo teve que pedir para o fã soletrar seu nome artístico porque não sabia aonde ficava o “i”. Ela lutou toda a carreira para se livrar da imagem de “burra”.

marilyn-6

7. Há quem diga que seus seios eram silicone, mas nunca foi provado. As únicas cirurgias que sabemos que ela fez foi uma rinoplastia e um enchimento no queixo.

marilyn-7

8. Marilyn lavava o rosto 5 vezes ao dia, não comia sobremesas, não gostava de roupas íntimas e todo dia ela fazia a famosa pinta em sua bochecha direita.

marilyn-8

9. O famoso parabéns ao presidente Kennedy não foi intencionalmente sensual, na verdade, Marilyn tinha medo de palco e ficava muito nervosa com apresentações, seu vestido era muito apertado e ela estava atrasada para subir ao palco e cantar, ou seja, seus suspiros nada mais são do que falta de ar – mas funcionou, não é?

10. Em uma entrevista ela foi questionada sobre o que usava para dormir e respondeu “Chanel nº 5 e só”. Depois disso as perfumarias ficaram sem estoque do perfume por dias.

marilyn-10

11. Ela estava a frente do seu tempo: ajudou Ella Fitzgerald a conseguir um destaque já que ela não deslanchava na carreira por causa de sua cor e graças a Monroe isso aconteceu; ela não via problema em fazer sexo desde que fosse com amor e foi uma das primeira mulheres a ter sua própria produtora de filmes.

marilyn-11

12. Ela sonhava em ser mãe, mas nunca conseguiu porque sofreu três abortos durante suas tentativas (há quem diga que foram doze) e morreu jovem.

marilyn-12

13. Marilyn era magrinha (pesava cerca de 51kg) e pequena (cerca de 1m60cm), mas suas curvas foram revolucionárias para as mulheres da época e para as que vieram depois já que começaram a aceitar seus corpos curvilíneos e diferentes das mulheres magras da época.

marilyn-13

14. Ela muito provavelmente sofria de bipolaridade e era uma pessoa muito frustrada e infeliz (três casamentos frustrados e três abortos), mas nunca deixava de sorrir.

marilyn-14

15. Um fato para nós: Graças a esta mulher maravilhosa, hoje nós podemos nos aceitar do nosso jeitinho e sermos como quisermos. Graças a ela podemos ser felizes em sermos mulheres (afinal depois da frase “Eu não quero imaginar um mundo só de homens quando eu posso ser mulher” preciso dizer mais alguma coisa?), ajudarmos umas as outras, sermos gentis, sermos sensuais, sermos forte e seguir nossos sonhos.

marilyn-15

É uma pena não termos conseguido salvar esta mulher maravilhosa, mas que os ensinamentos dela sempre corram conosco.

Feliz aniversário, sua maravilhosa.