Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (FIPRESCI) nomeou o filme “O Outro Lado da Esperança”, do finlandês Aki Kaurismaki, o melhor filme de 2017. O qual receberá seu prêmio durante San Sebastian International Film Festival, que tem início no dia 22 de setembro.

A votação contou com a participação de 576 críticos ao redor do mundo, que levavam em consideração todos os filmes desde o dia 1 de julho de 2016. O drama venceu os finalistas “Moonlight” de Barry Jenkins (ganhador do Oscar) e “On Body and Soul” de Ildiko Enyedi (ganhador do Urso de Ouro).

“O Outro Lado da Esperança” conta a história de Khaled (Sherwan Haji), que fugiu da guerra na Síria e foi buscar asilo na Europa. Depois de percorrer vários países, solicita a permissão de estadia na Finlândia. Enquanto espera pela resposta, busca pela irmã, desaparecida, e consegue a ajuda de um pequeno comerciante, Wisktröm (Sakari Kuosmanen), que aceita empregá-lo em seu pequeno restaurante. O filme ainda não tem previsão de estreia no Brasil.