Atualmente, o Terrorismo é o tema que mais preocupa o mundo ocidental. No entanto, depois dos atentados na tarde desta terça-feira (5) em Hassaké, na Síria, e no aeroporto de Istambul, podemos dizer que o medo já se tornou global. Mesmo sendo um assunto assustador, não deixa de ser interessante e de nos intrigar para sabermos mais sobre a história dos conflitos e suas implicações.

Durante os anos, alguns filmes se destacaram ao tratar o tópico no cinema. Seja como parte do enredo ou apenas no contexto das emoções dos personagens, o tema rendeu belas produções e histórias para as telas. Conheça alguns desses filmes que listamos abaixo:

A Hora Mais Escura (2012)

O filme ‘A Hora Mais Escura’, da diretora Kathryn Bigelow, é uma das últimas grandes produções do cinema hollywoodiano sobre o terrorismo real. A história conta os detalhes da caçada do exército americano ao terrorista Osama Bin-Laden, responsável pelo atentado às Torres Gêmeas de 2001, em Nova Iorque. Com um trabalho técnico impecável, o filme mostra uma versão bem realista de como os EUA utilizaram de tortura e outros métodos não convencionais para descobrir o paradeiro do terrorista e matá-lo. Mas engana-se quem pensa que a direção de Bigelow é insensível e sem uma dose de crítica à conduta dos americanos.

Guerra Ao Terror (2010)

O segundo filme da lista é também da cineasta Kathryn Bigelow, que podemos chamar de especialista no assunto, ainda mais depois de conquistar o Oscar de Melhor Filme e de Melhor Direção de 2010 sobre a gigantesca produção Avatar, do ex-marido James Cameron, com ‘Guerra Ao Terror’se tornando a primeira mulher a vencer o Oscar de direção. A história se passa na Guerra do Iraque, cujos protagonistas são um grupo de especialistas em desarmar bombas, mostrando os momentos de maior tensão possível no mundo atual.

Rede de Mentiras (2008)

Em 2008, o famoso diretor Ridley Scott voltou a fazer um filme de relevante sensibilidade e com uma temática pesada. Habituado ao gênero de ficção e das grandes produções, o cineasta inglês fez um ótimo trabalho com ‘Rede de Mentiras’Leonardo DiCaprio é um agente da CIA na Jordânia que procura terroristas sob a supervisão à distância do chefe Ed Hoffmann (Robert Redford). Com belas atuações de ambos os atores, o filme contém cenas emotivas e um enredo que o prende à cadeira. Vale a pena assistir!

O Suspeito da Rua Arlington (1999)

O filme é dirigido por Mark Pellington e narra a história de um viúvo (Jeff Bridges), professor de uma universidade, que suspeita que seus novos vizinhos (Tim Robbins e Joan Cusack) são secretos terroristas. O professor, que teve sua esposa, uma ex-agente do FBI, morta em serviço, passa a ficar obcecado em impedir seus vizinhos. A parte mais interessante da história é que ela discute um terrorismo interno e não internacional, algo que é muito comum na história dos EUA, como é ilustrado durante o filme.

Munique (2005)

Em setembro de 1972, em meio às Olimpíadas de Munique, um ataque terrorista sem precedentes foi transmitido ao vivo para 900 milhões de pessoas. Um grupo palestino, denominado Setembro Negro, invadiu a Vila Olímpica, matou dois integrantes da equipe israelense e manteve outros nove como reféns. Depois de 21 horas,  o ataque chegou ao fim com todos sendo mortos. Pouco depois, Avner (Eric Bana), um jovem israelense revoltado com o ocorrido, recebe de um oficial do Mossad uma ordem sem precedentes: abandonar sua esposa grávida e sua identidade para caçar e matar os onze homens apontados pela inteligência de Israel como os idealizadores do atentado. Avner aceita a ordem e passa a liderar uma equipe de apenas quatro integrantes, todos extremamente talentosos. Eles passam, então, a viajar pelo mundo em total sigilo, na pista de cada um dos nomes de uma lista muito bem guardada.

5-filmes-sobre-os-jogos-olimpicos-5

Nova York Sitiada (1998)

Dirigido por Edward Zwick, ‘Nova York Sitiada’ foi um dos primeiros sucessos de bilheteria em Hollywood sobre terrorismo. Após o sequestro de um líder religioso islâmico, a cidade Nova York vira o alvo de fortes ataques. O agente do FBI Anthony Hubbard (Denzel Washington), a oficial da CIA Elise Kraft (Annette Bening) e o general William Devereaux (Bruce Willis) unem forças para capturar um grupo de terroristas que plantam bombas em diversos lugares da cidade, instaurando um verdadeiro caos. O filme pré-11 de setembro já previa situações bem parecidas com as que viriam a acontecer de verdade.

Em Nome Do Pai (1993)

Provavelmente o melhor filme da lista, ou pelo menos o mais rico cinematograficamente falando, ‘Em Nome Do Pai’ é um filmaço de Jim Sheridan, que se passa na década de 70. Depois de um atentado do IRA num pub de Guildford, cidade próxima à Londres, Gerry Conlon (Daniel Day-Lewis) acaba sendo injustamente acusado pelo crime e pega prisão perpétua junto com seu pai, sua tia, seu primo de 7 anos e três amigos. O pai (Pete Postlethwaite) faz de tudo para ajudar o filho, mas acaba no mesmo destino. Gerry, então, une forças e consegue a ajuda da advogada Gareth Peirce (Emma Thompson), que passa a investigar as irregularidades do caso, que se tornaria um dos maiores escândalos da história da justiça e da polícia inglesa.