No segundo domingo do mês maio é comemorado o Dia das Mães. E para celebrar quem a gente mais ama, a Fnac de São Paulo, em parceria com a Maria Farinha Filmes, irá realizar em todos os sábados do mês, às 16h, a exibição de um filme com a temática da maternidade. As exibições serão seguidas de um debate com grandes nomes relacionados ao assunto.

Confira a programação

Dia 6

“Tarja Branca”, de Cacau Rhoden (2014). Seguido de debate com Cacau Rhoden.

Dia 13

“Território de Brincar”, de David Reeks e Renata Meirelles (2015). Seguido de debate com David Reeks.

Dia 20

“O Começo da Vida”, de Estela Renner (2016). Seguido de debate com Estela Renner

Dia 27

“Muito Além do Peso”, de Estela Renner (2012). Seguido de debate com Mariana de Araujo Ferraz.

A exibição de abertura do evento acontece na Fnac da Paulista, localizada na Avenida Paulista, 901. Já as exibições seguintes acontecem na Fanc Pinheiros, que fica na Praça dos Omaguás, 34. A entrada é gratuita.

Sinopses.

“Tarja Branca”: o filme aborda como as brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulharia do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico.

“Território de Brincar”: é um passeio pela geografia de gestos infantis que habitam brincadeiras de diversas regiões brasileiras. Gestos que contam histórias, revelam narrativas, constroem uma linguagem própria do brincar e nos apresentam a nós mesmos. Durante dois anos, os documentaristas viajaram pelo Brasil registrando o brincar universal de meninos e meninas de diferentes realidades.

“O Começo da Vida”: fala sobre um dos maiores avanços da neurociência, que é ter descoberto que os bebês são muito mais do que uma carga genética. O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos. O Começo da Vida convida todo mundo a refletir como parte da sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade?

“Muito Além do Peso”: aborda a questão da obesidade infantil no Brasil, a responsabilidade dos pais, do governo e das escolas. O documentário responde as perguntas acerca desse assunto de forma corajosa, estimulando o espectador a refletir sobre os próprios hábitos alimentares, os de seus filhos e familiares e os da sociedade.