O mais novo filme estrelado por Brad Pitt, Christian Bale, Steve Carell e Ryan Gosling é um dos indicados ao cobiçado Oscar de Melhor Filme. Este ano a concorrência está grande, já que os outros filmes também estão vindo com um grande favoritismo. Mas será que é o suficiente para levar o prêmio mais cobiçado da indústria cinematográfica?

Algo importante para um filme ganhar um Oscar é a sua relevância e originalidade. De vez em quando a Academia pisa na bola e premia filmes como ‘Shakespeare Apaixonado’, mas, por sorte, isso não acontece sempre. ‘Birdman’ venceu o Oscar na edição passada. O filme é uma crítica ao mundo “hollywoodiano”. Nem mesmo os críticos foram poupados das críticas. Resultado? Levou a Estatueta para a casa.

‘A Grande Aposta’ fala sobre a crise de 2008. Uma crise tão forte que seus reflexos são sentidos ainda nos dias de hoje. Todos sabem que economia é um assunto chato e repleto de termos como commodities, títulos de capitalização, bolhas, ações, royalties etc. Para leigos em economia, esse assunto é mais complicado do que grego antigo. Mas este filme tomou o cuidado de explicar todos esses termos complicados. E mais! O filme ainda quebra a “quarta parede” e os personagens conversam com o espectador. Tudo isso deixa o filme fácil de ser entendido.

Outra característica de filmes que concorrem ao Oscar de Melhor Filme é serem bons como um todo. Não adianta ter um roteiro magnífico e em contrapartida ter uma fotografia fraca e confusa. Um filme assim concorreria apenas como Melhor Roteiro Original ou Adaptado. “A Grande Aposta” tem uma direção firme e dinâmica que dá velocidade ao filme. O roteiro consegue explicar um assunto incrivelmente complexo sem deixar dúvidas e as atuações são fenomenais. Neste ponto, este longa é sem dúvidas um dos grandes favoritos.

A Grande Aposta

Infelizmente, o Oscar é um prêmio que envolve política. O que isso quer dizer? Quer dizer que grandes produtores possuem uma chance bem maior de receberem o prêmio do que os produtores pequenos, digamos assim. “Mas então o Oscar é injusto?”. Não. Isso acontece porque os melhores filmes pertencem aos maiores produtores. Mas é claro que se o produtor é um conhecido dos membros da Academia, as chances aumentam. Onde eu quero chegar com isso? Eu explico.

O filme é produzido pela Plan B Entertainment, cujo dono é o Brad Pitt. Nosso astro já levou em 2013 o Oscar de Melhor Filme, já que ele participou da produção de ’12 Anos de Escravidão’. Logo, é provável que a Academia dê uma atenção maior a este filme, já que o Brad Pitt tem um bom histórico.

A Academia tem um maior interesse por filmes críticos. Filmes como “Beleza Americana”, ‘Birdman’, ‘Crash – No Limite’, ‘Guerra ao Terror’ etc. Todos fazem críticas a algo. ‘A Grande Aposta’ critica Wall Street. O maior exemplo disso é quando Ben Rickert (personagem de Brad Pitt) diz aos seus “pupilos” que não há felicidade em apostar contra a economia de um país, pois isso quer dizer que milhões de pessoas ficarão sem casa, sem comida e sem emprego. E é exatamente isso que os personagens fazem.

Se você gostou deste belíssimo filme e está torcendo para que ele leve o Oscar, saiba que as chances são enormes! Mas nem tudo são flores… Como eu já havia dito, a concorrência está dura. Ainda tem ‘O Regresso’ filme do mexicano Alejandro Gomez Iñárritu, vencedor do Oscar no ano passado. Sem falar em ‘Spotlight – Segredos Revelados’ e ‘Mad Max – Estrada da Fúria’ que também foram aclamados pela crítica.

Portanto, o que nos resta é aguardar a decisão da Academia. Hoje o Pipoca de Pimenta fará toda a cobertura do Oscar! Acompanhe com a gente e saiba tudo sobre a premiação e os filmes indicados. Além de dividir toda a alegria com a gente.