SINOPSE PEQUENA

Se você julgar “Mesmo Se Nada Der Certo / Begin Again” (2014) pelo pôster ou o trailer, vai pensar que é mais uma comédia romântica genérica, entre as muitas lançadas nos últimos anos. Entretanto, se existe um romantismo no filme não é no sentido novelesco da palavra, não espere por beijos, piadas manjadas e um final óbvio acerca de um casal que encontra o amor (preste atenção nos créditos finais, que complementam esta visão). Mais do que tudo é um longa-metragem sobre musicalidade como expressão e modo de vida, onde as canções são tão imprescindíveis quanto o enredo e os personagens.

CAN A SONG SAVE YOUR LIFE?

O diretor John Carney conseguiu um Oscar de Melhor Canção Original com a música “Falling Slowly” no filme “Apenas uma vez / Once” de 2007, composta pelos músicos/atores Glen Hansard e Markéta Irglová. Desta vez ele aposta em Keira Knightley, Mark Ruffalo (que tem muita química em tela) e o músico Adam Levine, também conseguindo uma indicação para a música “Lost Stars”. E o que os dois filmes tem em comum é que ambos versam sobre uma forma cada vez mais escassa de se fazer e descobrir música, pois eles remontam ao tempo em que os talentos eram compostos por dons musicais e descobertos pelo ouvido e a experiência de um produtor e não pelo número de curtidas nas redes sociais e canais de vídeo.

BuzzFoto Celebrity Sightings In New York - June 29, 2012

Gretta (Knightley) é uma compositora inglesa que se muda para Nova York e cria canções para o namorado Dave (Levine), um cantor pop em ascensão, que termina o relacionamento quando alcança os louros da fama. Dan (Ruffalo) é um produtor musical, já calejado e quase esquecido, que passa por problemas pessoais e profissionais que o levaram ao alcoolismo. Os caminhos dos dois se cruzam em um bar onde o personagem de Mark ouve a de Keira cantar uma de suas músicas a pedido de um amigo Steve (James Corden).
Keira Knightley esteve em outro bom exemplo do gênero comédia-romântica recentemente, ao lado de Steve Carell, “Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo / Seeking a Friend for the End of the World” de 2012, que apesar de não ser destaque por uma trilha original, teve uma ótima seleção musical e talvez tenha provado para a produção de “Begin Again” quem seria a escolha ideal para viver sua personagem principal. Em Mesmo Se Nada Der Certo ela interpreta várias canções, explorando mais esta característica como atriz. Scarlett Johansson chegou a ser cotada para interpretar Gretta, mas a opção por Knightley deu a chance de descobrirmos mais este talento dela. Sua interpretação oferece toda a delicadeza, charme e sentimento que a personagem requer.

Keira Knightley and Mark Ruffalo in "Begin Again"

Mark Ruffalo vem se destacando positivamente por seus trabalhos, a cada filme que participa. Suas recentes atuações em “The Normal Hearth” e “Foxcatcher”, ambos de 2014 foram muito elogiadas. Seu desempenho na caracterização de personagem é o que mais subverte preconceitos e torna o filme imprevisível. Não temos como ver seu aspecto de bêbado depressivo, quase de mendigo, sem prejulgá-lo logo de cara e não nos surpreendermos com a mudança da nossa própria visão sobre ele, no decorrer da narrativa.

MESMO SE NADA DER CERTO - Begin Again (2014) 5

Desde o documentário “À Procura de Sugar Man / Searching for Sugar Man” (2012) uma produção cinematográfica não tinha uma trilha sonora que embalasse tão bem o ritmo de um filme. Tivemos outros ótimos exemplos nos últimos anos, como “Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum” de 2013, “As Vantagens de Ser Invisível / The Perks of Being a Wallflower” (2012) e “Drive” de 2011. O diferencial de Mesmo Se Nada Der Certo, e é por isso que ele figura entre os indicados ao Oscar é que a maioria das músicas foram compostas e escolhidas para complementar de forma intertextual a narrativa do filme, o que geralmente é uma característica de musicais.
Em filmes cantados, como “Os Caminhos da Floresta / Into the Woods” (2014), que também concorre ao Oscar 2015 e “Os Miseráveis / Les Miserables” (2013) que concorreu em 2014, as falas são substituídas por canções, para contar a história como diálogos musicados. Em “Begin Again” as canções tornam as falas quase desnecessárias em muitos momentos, conseguindo comunicar de forma eficiente através de cada música entoada. Entendemos os sentimentos de cada personagem pela forma que se expressam musicalmente.

MESMO SE NADA DER CERTO - Begin Again (2014) 6

O maior mérito do longa está no fato de todos os envolvidos tratarem a narrativa musicada de forma muito sutil, sincera e expressiva. O produto final é quase uma poesia sonora e visual, se somados a trilha e as locações. A nova York em que se passam as locações é uma cidade sonora e realista na representação de sua diversidade cultural. Cada gravação expressa um sentimento muito parecido com os relatados em depoimentos de músicos, que vão para lá em busca do sonho de conseguir ganhar a vida com seus talentos. A produção cinematográfica como um todo é uma homenagem a música em geral. Prova disso é a presença do músico CeeLo Green (Gnarls Barkley) e do já citado Adam Levine (Maroon 5), assim como do ator James Corden, que recentemente interpretou o tenor Paul Potts, vencedor do Britain’s Got Talent, no filme Apenas uma Chance / One Chance de 2013, outro bom exemplo do gênero musical.

Trailer do filme: