No mês de abril, o Museu de Imagem e Som (MIS) irá receber dois projetos cinematográficos musicais que irão se juntar para uma exibição especial do clássico “O Gabinete do Doutor Caligari” (1920), de Robert Wiene.

O primeiro projeto é o Cinematographo, que proporciona exibição de clássicos do cinema junto à música ao vivo. O projeto tem o objetivo de resgatar o clima das primeiras exibições de filmes.

já o segundo projeto é o Cinepiano conta com a exibição de grandes clássicos do cinema mudo enquanto o pianista Tony Berchmans, improvisa a trilha sonora musical ao vivo, utilizando temas de sua autoria, em intenso diálogo com a narrativa dos filmes. Nessa edição, o pianista será acompanhado pelo baterista Richard Ribeiro.

“O Gabinete do Doutor Caligari” conta a história de um homem que hipnotiza um sonâmbulo para cometer assassinatos a noite. O filme faz parte do movimento expressionista alemão, sendo até os dias de hoje uma das mais importantes referências estéticas, devido à ruas estreitas e entrecortadas, telhados góticos e cubistas e prédios e objetos irregulares e pelo forte jogo de contrastes.

O evento acontece do dia 2 de abril, domingo, às 16h no MIS de São Paulo, localizado na Avenida Europa, 158 – Jardim Europa. Os ingressos custam R$6,00 a inteira e R$3,00 a meia, podem ser adquiridos na recepção MIS ou pelo site da Ingresso Rápido.

Confira abaixo o trailer do filme.