Hoje, dia 27 de dezembro, além de completar um ano da morte da atriz Carrie Fisher, que ficou mundialmente conhecida por interpretar a General (e Princesa) Leia Skywalker, também marca outra despedida de outo membro do elenco da franquia “Star Wars”. O ator Alfie Curties veio a falecer com 87 anos, a causa da morte ainda não foi revelada.

Curties ficou conhecido por interpretar Dr. Evazan em “Star Wars: Uma Nova Esperança” (1977). No filme em questão Evazan aparece na Cantina de Mos Eisley, onde ameaça Luke dizendo que o protagonista é procurado em 12 sistemas, com sentença de morte. O personagem se caracteriza por ser o primeiro antagonista de Luke (e Obi-Wan) a aparecer na franquia.

O ator Mark Hamill lamentou o acontecido em seu perfil no Twitter.

“ALFIE CURTIS fez em #StarWars a cena na Cantina Mos Eisley (uma das mais memoráveis que já fiz parte), ainda MAIS memorável. Tão horrível como ele estava na câmera, fora da câmera ele era engraçado, amável e um verdadeiro cavalheiro. Obrigado Alf- vamos sentir sua falta. #RIP”

Além disso, o ator também participou de “Rogue One: Uma História Star Wars” (2016). Dr. Evazan aparece novamente, quando Jyn Erso e Cassian Andor o encontram em Jedha.

Fora da franquia “Star Wars”, Alfie Curties  participou de diversos filmes e séries, incluindo o clássico “O Homem Elefante” (1980), “Take It or Leave It” (1982 – documentário) e na série “Larry Grayson” (1975).