A partir do dia 1 de fevereiro até 15 de março, a Galeria Lume, em São Paulo, irá receber a exposição “Auto” do documentarista brasileiro Carlos Nader, três vezes vencedor do festival É Tudo Verdade.

Em parceria com seu filho Teo de 17 anos, portador de autismo*, a exposição, que conta com instalações e videoinstalações, retrata a percepção de Nader em relação ao distúrbio neurológico, e também traz uma reflexão sobre o próprio ato de criar uma obra audiovisual.

Além da exposição a galeria irá passar três filmes do artista: “Pan-Cinema Permanente” (2008), “Homem Comum” (2014) e “A Paixão de J.L.” (2014). Todas as sessões serão precedidas do curta-metragem “Tela” (2010), que acontecerão todas as quintas feiras, às 16h30. Confira abaixo a programação.

01/02

Tela + Pan-Cinema Permanente

8/02

Tela + Homem Comum

22/02

Tela + A Paixão de J.L

01/03

Tela + Pan-Cinema Permanente

8/3

Tela + Homem Comum

15/3

Tela + A Paixão de JL

A Galeria Lume fica localizada Rua Gumercindo Saraiva, 54. Para reservar seu lugar mande email para contato@galerialume.com ou mensagem inbox no Facebook da galeria.

Sinopses.

“Tela”: Sentado na platéia de um cinema, um homem acorda e olha para a tela. “O que é isso?”, ele pergunta para sua namorada. “Um filme”, ela responde. Mas é mesmo um filme?

“Pan-Cinema Permanente”: Em um retrato visceral da personalidade marcante do poeta baiano Waly Salomão, falecido em 2003, este documentário (re)visita trechos importantes da vida e obra deste grande brasileiro, sem contar com uma linha narrativa precisa ou algum tipo de estética documental tradicional, retratando o poeta da maneira mais livre possível.

“Homem Comum”: O cineasta Carlos Nader começou a acompanhar a vida do caminhoneiro Nilson de Paula em 1996. Transportador de porcos, ele então era casado e pai de uma menina. De lá para cá, morte, doença, recomeço e muita estrada fizeram parte da história deste homem comum.

“A Paixão de J.L.”: O artista José Leonilson começou em 1990 a narrar em fitas cassetes um diário sobre a sua vida e os acontecimentos no Brasil e no mundo, como a queda do Muro de Berlim. À Princípio, sem intenções, os registros tomam outra urgência quando José descobre que é portador do HIV.

*O transtorno de autismo afeta o sistema nervoso, e os principais sintomas são dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.