Com os acontecimentos recentes no Brasil, que vem trazendo assuntos tão delicados para o povo brasileiro, veio à tona a lembrança triste de um momento que o país passou: o golpe de 64. O golpe desdobrou-se com a instauração do regime militar. Para algumas pessoas, essa é uma lembrança trágica e triste do que aconteceu.

Tendo em vista esse assunto, separamos 8 filmes que discorrem sobre o golpe de estado.

Pra Frente Brasil (1983)

Em 1983 foi lançado o filme ‘Pra Frente Brasil’, nome que foi utilizado por muitos anos como cantorias, comerciais e forma de incentivo a jogos em que o Brasil participava. O filme passa-se nos anos 70 em que os brasileiros torcem pela seleção no México, enquanto prisioneiros torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos os acontecimentos giram ao redor de uma família em que um deles desaparece por ter sido confundido com um ativista político. É um filme com crítica mediana, porém ele é bem real no sentido do que acontecia naquela época.

01

O Desafio (1965)

Logo após o golpe no Brasil e um pouco antes das censuras, em 1965 foi lançado o filme ‘O Desafio’ de Paulo Cézar Saraceni. Conta a história de Ada que é casada com um rico empresário industrial, e se envolve em um caso amoroso com um jornalista de esquerda Marcelo, que trabalha em uma revista. O filme foi lançado no calor da hora e traz uma reflexão da recém instaurada ditadura militar, que a estudante de esquerda Ada faz.

02_a

O que é isso, companheiro? (1997)

‘O que é isso, companheiro?’ foi lançado em 97 e foi um marco pra essa geração. O jornalista Fernando, interpretado por Pedro Cardoso, e seu amigo César, interpretado por Selton Mello, abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois se alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. No meio da trama, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando, então, planeja o sequestro do embaixador dos EUA no Brasil para negociar a liberdade de César e outros companheiros. É um filme tenso e bem produzido e retrata muito a luta desses guerrilheiros na época. O filme é parcialmente inspirado no livro homônimo do político e escritor Fernando Gabeira.

03

Chove Santiago (1976)

Saindo do Brasil, mas ainda na América Latina, o golpe no Chile de 1973 também teve longas que retrataram o golpe de estado. Destacamos o ‘Chove em Santiago’, filme de 1976. Retrata a preparação e o momento do golpe, quando o governo de Salvador Allende, estado totalmente isolado na área militar, é derrubado e instalou-se a ditadura de Pinochet.

04

Kamchatka (2002)

Na Argentina o golpe, conhecido como “anos de chumbo”, foi em 1976. O filme ‘Kamchatka’ se passa nos primeiros momentos da ditadura e seus personagens principais são todos da mesma família: o pai é advogado, a mãe é uma cientista e juntos eles têm dois filhos. Quem narra a história de sobrevivência da época é o filho mais velho que está na pré-adolescência. No caso, a violência dita da época é trabalhada de forma indireta no filme e tem a atuação do ator queridinho do país Ricardo Darin.

05

Hora do Desespero (2015)

Na ficção esse assunto também é colocado no filme ‘Hora do Desespero’, lançado em 2015. Uma família americana muda-se para o exterior em meio a um golpe de estado e procuram desesperadamente por uma fuga, pois todos os estrangeiros estão sendo executados de imediato. O filme é bem dirigido e traz o sofrimento de uma família que tenta sobreviver num golpe de estado. É um filme feito para americanos verem, porém, a atuação de Owen Wilson vale pelo filme.

06

O assunto perdura em vários momentos das nossas vidas, por serem histórias trágicas e muitas vezes de superação. Ano que vem será lançado um filme sobre Marighella, que vai marcar a estreia de Wagner Moura como diretor. A história sobre o guerrilheiro comunista baiano Carlos Marighella será baseada na biografia “Marighella – O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, escrita pelo jornalista Mário Magalhães e conta os últimos anos de vida do guerrilheiro que morreu aos 52 anos, assassinado pela ditadura. A história desse guerrilheiro ganhou um documentário em 2012, narrada por Lazaro Ramos. Outros guerrilheiros são retratados em longas como o ‘Lamarca’, lançado em 1994, que conta a história do capitão de guerrilha Carlos Lamarca.

07

O golpe de estado traz traumas para a sociedade e momentos como esses são marcados e traduzidos para cinema. Há muitas histórias que nunca foram reveladas e outras que foram censuradas.