O Protetor

Desde que ganhou o segundo Oscar, Denzel Washington vem conseguindo atrair olhares bastante inquietos e ansiosos a cada produção que o mesmo vem a estrelar. Dificilmente suas atuações ganham críticas negativas, embora nem todos os filmes em que trabalha sejam incrivelmente bons.

The Equalizer - 2014

Em seu mais recente trabalho, ‘O Protetor’, Denzel interpreta um aposentado ex-agente profissional de operações secretas que tenta levar uma vida normal trabalhando em uma loja de materiais de construção na cidade de Boston. Seu personagem (Robert McCall) é dotado de um sentimento amistoso e acolhedor e procura sempre ajudar os mais necessitados. Uma das pessoas que Robert tenta ajudar é uma jovem prostituta (Chloë Grace Moretz) aliciada por um mafioso russo, o qual acaba sendo morto pelo ex-agente na tentativa deste de libertar a jovem de suas obrigações como meretriz. Tal atitude acaba por colocar a vida de McCall em jogo quando um ex-rebelde russo e agora subordinado do chefe da quadrilha que comanda o crime na cidade de Boston, é enviado para eliminá-lo.

protetor 4

O filme, carregado de muita ação e um certo suspense ganhou muito a admiração do público. Para os fãs de Denzel Washington, há cinco pontos bastante peculiares nesta produção. Primeiro: o filme é dirigido por Antoine Fuqua, mesmo diretor de ‘Dia de Treinamento’, filme que deu o Oscar de Melhor Ator para Denzel; Segundo: neste último filme, o personagem de Denzel também tem problemas com mafiosos russos, o que se repete em ‘O Protetor’; Terceiro: no filme ‘O Voo’, também estrelado por Denzel, a personagem da atriz Melissa Leo curiosamente ganha notoriedade por acabar complicando a vida do personagem do referido ator no fim do filme na cena de um depoimento, o que não acontece em ‘O Protetor’, onde a então personagem da atriz acaba por ajudá-lo, desta vez em sua investigação para a identificar seus suspeitos; Quarto: no filme ‘O Protetor’, o personagem de Denzel Washington, ao matar seus inimigos, dificilmente usa uma arma de fogo e sim ferramentas da loja de construção, bem como facas e saca rolhas; Quinto: tanto em ‘Dia de Treinamento’ quanto em ‘O Protetor’, Denzel Washington é dublado por Guilherme Briggs, tido como o seu melhor dublador pelos fãs brasileiros.

protetor 2

A interpretação de Cholë Grace Moretz também ganhou notoriedade, mas de forma mista, ao interpretar uma prostituta muito jovem, pois embora muito talentosa ela lembrou muito o papel, de mesma natureza, da atriz Jodie Foster em ‘Taxi Driver’ de 1976, sendo o resultado não muito agradável, pois Moretz não convenceu muito.

proteror 3

Pelo grande sucesso alcançado, comenta-se que o filme deve ganhar uma continuação, o que seria bastante interessante, embora pouco provável, que Denzel Washington interprete o mesmo personagem mais uma vez em uma sequência, algo que nunca aconteceu ao longo de sua carreira como ator.