Todo cinéfilo tem aquele diretor favorito, certo? Algum que tenha uma obra que representou muito em algum momento de sua vida. Pensando nisso, fizemos uma lista com os melhores diretores de Hollywood, na opinião do Pipoca de Pimenta.

A lista de diretores é muito grande, mas selecionamos os cinco melhores. Cada um com sua identidade e característica que sempre estão presentes em suas obras. E para quem gosta de explorar e conhecer novos trabalhos, esta é uma boa pedida. Veja!

Woody_Allen

Woody Allen

Ser cineasta, roteirista, escritor, ator e músico não é para qualquer um. Olhando para esse senhorzinho de óculos não se diz que ele guarda tantos talentos. Allen foi indicado 23 vezes e ganhou quatro Oscars: três de Melhor Roteiro Original e um de Melhor Diretor (Annie Hall). Ele tem mais indicações ao Oscar de roteiro do que qualquer outro roteirista: são dezesseis indicações. Ele ganhou nove BAFTA. Além disso, o cineasta apresenta-se regularmente como clarinetista de jazz em pequenos espaços de Manhattan. Suas obras são cheias de diálogos existenciais e abordam os pensamentos malucos do próprio diretor.

Dos seus 40 filmes, os mais conhecidos são ‘Annie Hall’ (1977), ‘Manhattan’ (1979), ‘A Rosa Púrpura do Cairo’ (1985), ‘Hannah e Suas Irmãs’ (1986), ‘Bullets Over Broadway’ (1994), ‘Match Point’ (2005), ‘Vicky Cristina Barcelona’ (2008), ‘Meia-noite em Paris’ (2011) e ‘Blue Jasmine’ (2013).

Stanley_Kubrick

Stanley Kubrick

Mestre do suspense, mistérios e em retratar o sadismo, no qual os seres humanos podem chegar. A originalidade e persistência são características do diretor e é expressamente exibida no resultado de ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’, longa amado por uns e odiado por outros. O diretor criou muitos filmes épicos e sua técnica meticulosa, profunda e paciente o colocam no panteão dos mais influentes diretores da história.
Kubrick faleceu em março de 1999, após um ataque cardíaco enquanto dormia e antes do lançamento de seu ótimo trabalho ‘De Olhos Bem fechados’, estrelado por Nicole Kidman e Tom Cruise. O filme foi o resultado de muita perseverança e perfeccionismo do diretor que se preocupava com todo o trabalho final do longa.

Seus trabalhos mais conhecidos são ‘Laranja Mecânica’(1971) , ‘Lolita’(1962), ‘O Iluminado’ (1980), ‘Spatacus’ (1960) e ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’ (1968).

martin_scorsese

Martin Scorsese

Com seu jeito descontraído e meio aos diálogos sérios, Martin Scorsese leva qualquer fã à loucura com suas obras. Quem bem conhece seus trabalhos, sabe que os filmes de Scorsese são sólidos, duros e que retratam uma realidade meio deturpada, e isso é o que faz a diferença.

Scorsese começou a sua carreira trabalhando como diretor em filmes de baixo orçamento com o também diretor Roger Corman. Desde então, ele vem mostrando que seu potencial. Em 2007, recebeu mãos de grandes amigos Francis Ford Coppola, George Lucas e Steven Spielberg, o prêmio de melhor diretor e melhor filme por ‘Os Infiltrados’.

Suas obras são infinitas, mas as mais conhecidas são ‘Taxi Driver’ (1976), ‘Cabo do Medo’ (1991), ‘Gangues de Nova York’ (2002), ‘Ilha do Medo’ (2010), ‘O Lobo de Wall Street’ (2013).

Steven_Spielberg

Steven Spielberg

Que atire a primeira pedra quem não viu um filme dirigido por esta fera. Conhecido por ter uma vasta lista de filmes excepcionais, Spielberg é um dos gigantes do cinema tanto em questão de efeitos especiais, quanto em roteiro, produção e direção.

Spielberg venceu o Oscar de Melhor Diretor duas vezes por ‘A Lista de Schindler’ (1993) e ‘O Resgate do Soldado Ryan’, também venceu o Oscar de Melhor Filme por ‘A Lista de Schindler’. Suas obras mais conhecidas são ‘Tubarão’ (1975), ‘E.T. – O Extra-Terrestre’ (1992), ‘Jurassic Park’ (1993), ‘Prenda-me se For Capaz’ (2002), ‘Memórias de Uma Gueixa’ (2004) e as franquias ‘Indiana Jones’ ‘De Volta Para o Futuro’.

alfred_hitchcock

Alfred Hitchcock

O mestre do horror não poderia ficar de for a desta lista. Suas obras são praticamente imortais, atemporais e continuam a fazer sucesso há décadas. Para quem não sabe, Hitchcock era londrino e mudou-se para os Estados Unidos em 1939, tornando-se cidadão norte-americano em 1955.

A estreia de Hitchcock em Hollywood foi com ‘Rebecca’ (1940). Após este lançamento, o diretor chegou a produzir um filme por ano. Hitchcock usou em vários de seus filmes o que é conhecido como cameo (literalmente camafeu, significando uma “participação especial”, em português). Porém, em seus filmes, quem aparecia era ele mesmo. Ele pode ser visto em breves cenas, geralmente no início de seus filmes para não distrair o público do enredo principal.

Seus filmes mais conhecidos são ‘janela Indiscreta’ (1954), ‘Os Pássaros’(1960), ‘Um Corpo que Cai’ (1958) e ‘Psicose’ (1960).

Muitos nomes são dignos de serem citados, mas queremos saber qual seria a sua lista. Participe!