Pimenteiros de plantão! Hoje faremos uma nova descoberta nessa terra desconhecida que vai além do universo dos grandes lançamentos. Se esta é sua primeira visita, este é o Perdido nas Prateleiras, aqui falamos sobre coisas valiosas que passam despercebidas no nosso radar. Uma vez por semana (sexta-feira) falaremos sobre alguma obra não tão comentada quanto as mais festejadas, coisas que estão por aí e talvez você não conheça, e se você conhecer compartilhe essas raridades que merecem a nossa atenção e a de todos.

Nesse ímpeto de facilitar a procura, hoje vamos de um combo facilmente encontrado na locadora vermelha. Ambos se assemelham em dois pontos: ambos apresentam os bastidores do futebol americano e ambos são documentários.

‘Undefeated’ levou o Oscar de 2012. Neste documentário vemos o esforço de uma escola pobre de Memphis em busca da glória, já que a sua equipe de futebol americano acumulava fracassos. A direção de Daniel Lindsay e T.J. Martin é repleta de beleza e pureza. O retrato mostrado desconstrói o glamour que vemos normalmente nos filmes em Hollywood. A semelhança com a incrível série ‘The Friday Night Lights’ (Uma das melhores séries da ultima leva de ouro – que pode aparecer por aqui) é feita automaticamente, quem viu a série, sem dúvidas vai se afeiçoar com a ótima história desses garotos desajustados, que vêem a esperança de ter algo melhor graças ao carisma de seu técnico.

perdido-7-2

O final de Undefeated te deixa órfão, em quase 2 horas o impacto que a relação jogador – treinador-sonho traz é estrondosa, causando uma emoção afetiva com o público e a história dos garotos. Ao subir o letreiro e a história parar de ser contada, senti que queria mais, estava já pensando em apelar para os clássicos do gênero como o impecável ‘Um Domingo Qualquer’ ou o meu predileto ‘Duelo de Titãs’. Para a minha surpresa ao passar fuçar no Netflix de cara com outro documentário, claro que o selo de qualidade já fortifica a vontade de assistir, mas ao ler a sinopse e presenciar uma história que complementaria o que’ Undefeated’ deixara, apertei o play e acabei por ver os 6 episódios de’ The Last Chance U’ em uma madrugada.

Com uma fotografia de encher os olhos, ‘The Last Chance U’ conta a historia da Universidade East Mississippi. Um lugar que da oportunidade para jovens jogadores com problemas, de notas ou pessoais. Todos aqueles que foram desacreditados e tem um talento incomum acabam formando um time multi-campeão nacional. Acompanhando o dia-a-dia da equipe na busca pelo quarto titulo nacional – mesmo em uma divisão inferior -, os Lions como são conhecidos, encontram muitas dificuldades individuais ao tentar relacionar o sonho com o a importância do estudo. Como um amigo meu, fanático e jogador do esporte me disse: ”O último episódio parece que foi escrito por algum roteirista excelente”. Mas não quando encaramos aquilo como algo real, se torna em um dos melhores episódios do ano.

perdido-7-1

Você pode encontrar histórias extremamente comoventes em ambas as obras, porém ao assistir as duas em sequência, acredito que seja o complemento ideal para entender que a vida dos atletas não se resume só ao glamour, e que a importância do técnico é tão importante quanto à de um professor, mestre ou dos familiares. Vença seu preconceito e dê uma chance para histórias reais.

Tem alguma sugestão? Alguma coisa que o mundo deveria conhecer? Faça sua sugestão e quem sabe ela possa aparecer aqui no Perdido nas Prateleiras.