Já se passaram 5 anos desde que os invasores LEGO DUPLO, a linha de LEGO destinada a crianças mais novas, chegaram a Bricksburg, que agora é conhecida como Apocalipsópolis: a cidade em que antes tudo era incrível agora é um cenário pós apocalíptico de destruição. Sem o vestígio de nada que seja minimamente brilhante, alienígenas fofos, porém mortais, são atraídos para a cidade “abandonada”. A única coisa que continua intocada é o otimismo de Emmet, interrompendo os momentos de reflexão sombria de Lucy enquanto ela encara o nada.

Mesmo com os pedidos de Lucy para que Emmet amadureça, ele se mantém o mesmo e constrói uma casa para os dois, o que faz com que a General Caos encontre-os e leve Lucy, Batman, Unigata, Astronauta Benny e o Pirata para a galáxia no sistema Maná governado por uma rainha que muda de forma, deixando Emmet com a tarefa de salvar seus amigos. Enquanto Emmet tenta salvar Lucy e os outros ele acaba conhecendo Rex, treinador de dinossauros, arqueólogo, desbravador das galáxias, etc, etc, etc, ele fica encantado com todos os seus talentos e acredita que se for mais parecido com ele vai atingir o amadurecimento que Lucy tanto queria.

No primeiro filme é revelado que os eventos que acontecem no mundo de Emmet são criados por uma criança enquanto ela brinca de LEGO, e agora os invasores DUPLO são controlados por sua irmã mais nova, nesta sequência acompanha os irmãos Finn (Jadon Sand) e Bianca (Brooklynn Prince) e cenas em que aparecem as crianças no mundo real são utilizadas com mais frequência. O filme continua sendo uma exaltação à imaginação infantil, capaz de criar diferentes mundos, mas desta vez ao invés de mostrar a relação entre um pai negligente com o filho, o foco é o relacionamento entre irmãos com idades diferentes.

Com muitas referências a cultura pop e a própria carreira dos atores na dublagem original, as múltiplas habilidades de Rex, por exemplo, são referências aos últimos personagens em filmes de ação de Chris Pratt, que dubla Emmet e Rex na versão legendada, o filme consegue alcançar tanto o publico adulto como infantil, o ritmo entusiasmado todo o tempo garante que nenhuma criança, nem aquelas com maiores dificuldades em ficarem paradas, fique entediada, e as sátiras de diferentes universos cinematográficos garante algumas risadas para os mais velhos.
Ainda que Uma Aventura Lego 2 mantenha tudo o que deu certo no primeiro filme em alguns momentos não parece uma sucessão natural do mesmo, mas uma repetição do que já foi visto, a criatividade que fez do primeiro filme um sucesso não se faz tão presente desta vez, um exemplo é uma das musicas que basicamente repete a frase “this song is gonna get stuck inside your head” muitas e muitas vezes.

Contudo, mesmo que Uma Aventura Lego 2 não esteja à altura de seu antecessor ele se mantém divertido na maior parte do tempo, o nível não caiu, apesar do sentimento de descoberta ter passado, e para lidar com isso, a animação tenta mais uma vez expandir o universo cinematográfico da LEGO, apresentando mais personalidades do cinema e televisão e outros cenários, além da linha Lego Friends, que pode não vender tão bem dentro do filme, mas nas lojas a historia pode ser diferente.