A partir do dia 13 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, irá receber a mostra “Som A História Que Não Vemos”, de acordo com a descrição o evento é um “panorama sobre o uso do som no cinema, com programação que reúne as mais diversas obras-primas e alguns dos cineastas mais importantes da sétima arte para oferecer uma releitura da história do cinema a partir da análise da importância da sonorização para a experiência de assistir a um filme.”.

Confira abaixo a programação completa.

13/9, quarta-feira

17h: “O Cantor de Jazz” (1927), de Alan Crosland

19h: “A Conversação” (1974), de Francis Ford Coppola

14/9, quinta-feira

16h: “M – O Vampiro de Düsseldorf” (1931), de Fritz Lang

18h30: “Era Uma Vez no Oeste” (1968), de Sergio Leone

15/9, sexta-feira

17h: “O Barco – Inferno no Mar” (1981) de Wolfgang Petersen

20h: “Entusiasmo” (1930), de Dziga Vertov

16/9, sábado

11h: “Fantasia” (1940), de James Algar, Samuel Armstrong, Ford Beebe, Norman Ferguson, Wilfred Jackson, Bill Roberts e Hamilton Luske

16h: “Cantando na Chuva” (1952), de Gene Kelly e Stanley Donen

18h: “O Som ao Redor” (2012), de Kleber Mendonça Filho

17/9, domingo

11h: “Wall-E” (2008), de Andrew Stanton

15h30: “Apocalipse Now Redux” (1979), de Francis Ford Coppola

18h30: “Persona” (1966), de Ingmar Bergman

18/9, segunda-feira

16h30: “Gravidade” (2013), de De Alfonso Cuarón

18h30: “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968), de Stanley Kubrick

20/9, quarta-feira

16h30: “Sudoeste” (2011), de Eduardo Nunes

19h: Debate com o curador da mostra Bernardo Adeodato e os cineastas Eduardo Nunes e Marília Rocha

22/9, sexta-feira

16h30: “A Conversação”

19h: “Playtime – Tempo de Diversão” (1967), de Jacques Tati

 23/9, sábado

11h: “Fantasia”

16h: “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança” (1977), de George Lucas

18h30: “Stalker” (1979), de Andrei Tarkovsky

24/9, domingo

14h: “O Som ao Redor”

16h30: “Era Uma Vez no Oeste”

19h30: “Eraserhead” (1977), de David Lynch

 25/9, segunda-feira

16h30: “O Cantor de Jazz”

18h30: “Apocalipse Now Redux”

27/9, quarta-feira

18h: “Gravidade”*

20h: “Entusiasmo”

28/9, quinta-feira

14h30: “M – O Vampiro de Düsseldorf”

17h: “Andarilho” (2008), de Cao Guimarães

19h: Debate com o curador da mostra Bernardo Adeodato e os designers de som Paulo Ricardo e Ricardo Cutz

 29/9, sexta-feira

17h: “Cantando na Chuva”

19h: “Persona”

30/9, sábado

16h30: “Eraserhead”

18h30: “Stalker”

1/10, domingo

11h: “Wall-E”

16h30: “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”

19h: “Playtime – Tempo de Diversão

2/10, segunda-feira

15h30: “2001: Uma Odisseia no Espaço”

18h30: “O Barco – Inferno no Mar”

Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). O CCBB fica localizado Rua Primeiro de Março, 66.

Sinopses.

“O Cantor de Jazz”: O jovem Jakie Rabinowitz desafia as tradições de sua família judia cantando numa casa de diversões norte-americana. Punido por seu pai, ele foge de casa. Anos depois se torna um cantor de jazz de sucesso, mas sempre em conflito com as relações com sua família e herança cultural.

“A Conversação”: Harry Caul é um especialista em espionagem e vigilância contratado para um novo trabalho. No passado, ele se envolveu em uma trama que acabou causando a morte de três pessoas e, agora, ele teme que a história se repita.

“M – O Vampiro de Düsseldorf”: Um assassino de crianças aterroriza a cidade. A polícia o procura, ameaçando as atividades criminosas do submundo do crime. A bandidagem organiza-se e captura o assustado assassino, levando-o à julgamento.

“Era Uma Vez no Oeste”: Jill é uma ex-prostituta que larga a vida na cidade grande para casar com Brent McBain, um sonhador dono de uma propriedade no meio do nada, viúvo e pai de três lindas crianças. Contudo, ao chegar à fazenda ela encontra uma chacina.

“O Barco – Inferno no Mar”: No auge da Segunda Guerra Mundial, a jovem tripulação de um submarino parte para o mar numa missão secreta, quase fadada a não voltar com vida.

“Entusiasmo”: Documentário sobre como os mineiros da bacia de carvão de Don (uma das regiões industriais da Ucrânia) estavam se esforçando para cumprir sua parte no Plano Quinquenal.

“Fantasia”: Lançado em 1940, o filme representa o mais ousado experimento da Disney até hoje, pois mistura imagens de animação com música clássica. O que começou como um veículo para melhorar a carreira de Mickey Mouse floresceu em um longa-metragem que permanece único na história da animação.

“Cantando na Chuva”: Don Lockwood e Lina Lamont são dois astros do cinema mudo que, com a chegada do som, devem fazer a transição também em suas carreiras. Ele se sai muito bem. Ela se aproveita o quanto pode de Kathy Selden, uma jovem que sonha em ser atriz, mas tem que trabalhar como escrava dublando a péssima voz de Lina.

“O Som ao Redor”: A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local.

“Wall-E”: Em 2700, a Terra não é mais habitada por humanos, que agora vivem na nave Axiom. O planeta foi transformado em um imenso depósito de lixo.

“Apocalipse Now Redux”: O Capitão Willard recebe uma missão: matar um insano desertor, o Coronel Kurtz, que preparou uma tropa para atacar os próprios americanos.

“Persona”: Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma famosa atriz que se recusa a falar. Com a convivência, Alma se abre com Elisabeth.

“Gravidade”: Dra. Ryan Stone é uma brilhante engenheira em sua primeira missão espacial. Ela está acompanhada do astronauta veterano Matt Kowalsky.

“2001: Uma Odisseia no Espaço”: Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito.

“Sudoeste”: Em uma cidade perdida no mapa no litoral brasileiro, Clarice se vê às voltas com um estranho mistério: ela vive uma vida inteira, do nascimento à morte, num único dia que se repete infinitamente.

“Playtime – Tempo de Diversão”: O senhor Hulot tem que se encontrar com um oficial americano em um escritório parisiense, mas acaba por se perder no meio do labirinto urbano que a moderna e fria arquitetura causou.

“Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”: No caminho de ampliar o império intergaláctico, as hostes do Lado Negro da Força sequestram a princesa Leia Organa e destroem o seu planeta. Dois robôs, R2D2 e C3PO, conseguem escapar e carregam uma mensagem para o jedi Obi-Wan Kenobi.

“Stalker”: Após a suposta queda de meteoritos uma região do planeta adquire propriedades estranhas e passa a ser chamada de Zona. Dentro dela, haveria um lugar chamado Quarto, onde todos os seus desejos são realizados.

“Eraserhead”: Henry Spencer é um reservado operário de uma fábrica que se vê obrigado a casar com Mary X, uma antiga namorada que se diz grávida dele. O bebê nasce uma aberração, o que faz com que Mary abandone Henry para ele cuidar da ‘criatura’ sozinho.

“Andarilho”: Um filme sobre a relação entre o caminhar e o pensar. Lugar do deslocamento constante das coisas que não se fixam, dos pensamentos transitórios, das imagens e dos sons efêmeros, da vida como uma mera passagem.

*Sessão inclusiva com tradução de libras e audiodescrição