As atrizes Susan Sarandon e Geena Davis colocaram a boca no trombone para falar sobre poucos papeis no Cinema para o público feminino. Durante uma entrevista coletiva no Festival de Cinema de Cannes, realizado neste domingo (15), Susan reclamou que está tendo dificuldades de voltar às telonas por inúmeros fatores, como preconceitos, e outros.

US actress Susan Sarandon poses on May 15, 2016 as she takes part in the Women in Motion talks held at the Majestic hotel on the sidelines of the 69th Cannes Film Festival in Cannes, southern France. / AFP / Valery HACHE (Photo credit should read VALERY HACHE/AFP/Getty Images)A atriz Susan Sarandon deu entrevista durante o Festival de Cannes

A atriz, que memoravelmente colaborou para o sucesso de ‘Thelma & Louise’ em 1991, disse que os produtores inicialmente previram que poderia ter uma nova onda de projetos para uma continuação do filme, mas não foi à frente. “O filme foi um recorde em bilheterias, e isso não aconteceu”, disse Susan.

Já a atriz Geena Davis, expressou a esperança de que as coisas poderiam melhorar. Ela observou que fazer filmes equitativos é mais fácil do que aumentar o número de mulheres nos conselhos de administração, no Congresso, ou outras instituições.

susan e geena cannesSusan Sanrando e Geena Davis posando para fotos juntas, anos depois do sucesso de ‘Thelma e Louise’

Infelizmente, as mulheres continuaram sendo minoria no cinema, na frente e atrás das câmeras, situação que não mudou consideravelmente até hoje –o que é comprovado pelas pesquisas do Instituto Geena Davis de Gênero na Mídia, criado pela atriz há dez anos para investigar o espaço das mulheres no cinema e travar diálogos diretamente com os produtores de conteúdo.

“Nossas pesquisas mostram que nada mudou em relação à representação das mulheres na mídia [desde ‘Thelma & Louise’]. Ainda são poucas as oportunidades para as mulheres interpretarem protagonistas complexas”, ressaltou Geena.