Imagina dormir em um mundo como o que nós conhecemos e acordar em um totalmente tomado pela morte? São zumbis por todos os cantos, quase todos os que você conhece viraram mortos-vivos. Como você reagiria? Conseguiria sobreviver sem perder sua identidade? A sexta temporada de ‘The Walking Dead’ volta neste domingo (14), e será transmitida pela Fox, como de costume. Para marcar a volta com classe, preparamos uma análise de Rick Grimes, personagem principal da série e que apresentou uma evolução interessante durante todas as temporadas já exibidas.

twd3

Quando conhecemos Rick Grimes, ainda policial, o personagem já se mostrava um líder. Mas conhecemos pouco de Rick antes do apocalipse zumbi. O personagem não teve a oportunidade de acompanhar a transformação do mundo, ele simplesmente acordou de um coma profundo e se viu no meio de mortos-vivos. Talvez seja por isso que Rick teve uma das maiores mudanças de personalidade vistas durante todas as temporadas já exibidas.

1437417383062.cached

Como um ex-policial, Rick é um personagem de valores bem definidos, mas durante a série esses valores passam a ser questionados pelo próprio personagem. No mundo normal, Rick prezava pela ordem e pela justiça, porém nesse mundo apocalíptico, a balança da justiça está totalmente desequilibrada. Matar agora é uma solução para o personagem, a sobrevivência é o que importa e os valores passam a ficar em segundo plano.

Walking-dead

Se anteriormente dar uma arma de fogo à um menor de idade era algo impensável para Rick, principalmente quando se trata de seu filho Carl, num mundo tomado por zumbis, essa atitude é plausível para o personagem, tanto que Rick decide dar uma das armas para Carl, a fim de manter o filho vivo mesmo quando não estiver por perto.

Carl Grimes (Chandler Riggs) and Rick Grimes (Andrew Lincoln) - (Background) Hershel Greene (Scott Wilson) - The Walking Dead - Season 3, Episode 7 - Photo Credit: Blake Tyers/AMC

Durante a série, Rick se mostrou resistente à ação de matar pessoas, mesmo que estas fossem vilões em potencial, porém as situações vividas pelo personagem e pelo seu grupo fizeram Rick colocar mais um de seus maiores valores em segundo plano… Matar agora é uma solução. Uma das cenas que mais marcam essa transformação de Rick é quando, na quarta temporada, ele morde o personagem Joe, se assemelhando a um zumbi. Veja a cena:

‘The Walking Dead’ é uma série sobre zumbis, certo? Sim e não. É óbvio que o ponto principal é o apocalipse zumbi, afinal foi isso que gerou todas as situações apresentadas na série, mas durante o desenvolvimento de ‘The Walking Dead’ percebemos o quanto os zumbis ficaram em segundo plano. A questão social entra em primeiro plano. Os zumbis são o problema, mas geraram outro ainda pior, que é o que realmente desenvolve a série: a busca pelo poder em uma sociedade arrasada e em extinção.

walking11

É impressionante pensar que um zumbi pode ser mais tolerável do que um ser humano. Vários vilões já passaram pela série, quando Rick e seu grupo encontram outros grupos, poucos deles decidem se juntar para enfrentar as situações juntos, a maioria decide iniciar uma briga de poder, onde o dinheiro não é mais a razão por tais atitudes, o prêmio agora é a liderança, é poder se transformar em uma espécie de senhor feudal.

O-Governador-008

Quando Rick e o grupo chegam em Alexandria, há uma sensação clara em Rick de que aquele lugar apresenta perigos, é como se ele se perguntasse “Será que lá fora, com os zumbis, não é mais seguro do que aqui dentro, com pessoas?”. Uma cena representa muito bem isso, veja abaixo:

Rick é um ótimo líder, o personagem e seu grupo vagaram mundo afora e tiveram que enfrentar situações inacreditáveis. Ao chegarem em Alexandria, as pessoas residentes de lá custaram a entender que Rick deveria assumir a liderança da comunidade, mas ao presenciarem a experiência de Rick e seu grupo, Alexandria passou a respeitá-lo. Porém agora a briga é novamente com os zumbis que conseguiram invadir a comunidade, como Rick e seu grupo vão escapar dessa nós só vamos saber a partir de domingo!

A quinta temporada de ‘The Walking Dead’ já se encontra disponível nas prateleiras das melhores lojas do país nos formatos DVD e Blu-ray!

Untitled-2

Que tal levar um pra casa e fazer uma super maratona? Só não vai esquecer de assistir comendo pipoca de pimenta!