84 copy

A intensidade das atuações foi primordial para um desenvolvimento saudável de “Um Sonho De Liberdade”. Brad Pitt foi cotado para interpretar Tommy Williams no longa, porém o papel ficou com Gil Bellows, que teve uma breve passagem pelo filme, porém muito importante e com muita qualidade. A distribuição fica por conta da Warner Bros. A cenografia não muda muito, uma enorme parte de “Um Sonho De Liberdade” foi rodado na Penitenciária Estadual de Mansfield, em Ohio, que estava desativada na época das filmagens. Foi necessária uma pequena reforma para que o ambiente ficasse adequado à produção de um filme. A película utilizada para filmá-lo é típica da década de 1990. Sua fotografia consegue transmitir ao espectador uma angústia interminável, o que também faz com o mesmo fique mais próximo do psicológico dos personagens.

Ao Oscar de 1995, “Um Sonho De Liberdade” foi indicado às categorias: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som. O ator Morgan Freeman foi o vencedor na categoria de Melhor Ator. Ao Globo De Ouro de 1995, o filme foi indicado à categoria de Melhor Roteiro e Freeman, à de Melhor Ator do gênero drama.

O longa foi escolhido pelo jornal britânico “The Independent” como o filme mais injustiçado da história do Oscar, perdendo o prêmio de Melhor Filme, em 1995, para “Forrest Gump – O Contador De Histórias” de 1994, dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks. O filme dirigido por Zemeckis é brilhante, porém “Um Sonho De Liberdade” possui muitos pontos na frente, pontos que a Academia tinha a obrigação de levar em conta.

“Um Sonho De Liberdade” merece aplausos estalados.