Com a chegada do novo filme sobre futebol americano, “A Luta de Steve”, escolhemos 10 conteúdos entre séries, filmes e documentários que não podem passar despercebidos por você.

10 – “Um Homem entre Gingantes” – Filme

O Dr. Bennet Omalu (Will Smith), neuropatologista forense, observa um trauma cerebral nos jogadores de futebol americano. Expondo ao mundo o quão grave pode se tornar essas concussões nos jogadores. Um filme forte em ideia, amena em execução. Todos deveriam saber que esporte de alto rendimento não é saúde, devido a alta carga, os períodos de treinos e a alta intensidade de rendimento condiz com muitas lesões, que podem afetar a vida de muitos atletas depois de deixarem suas áreas. Um filme que retrata isso com competência, mas alivia no momento de mostrar ”recompensas” que o esporte deixa aos atletas.

9 – “Ballers” – Série

Em “Ballers”, Dwaney “The Rock” Johson é um jogador aposentado que trabalha como consultor de atletas e lida com o mundo dos negócios do esporte.  Uma outra visão do lado de fora de quem já viveu dentro. “Ballers” é uma daquelas séries que parece que vai chegar a lugar algum, mas ela é muito mais do que apenas homens, dinheiro e esporte, o modo como o esporte afeta as pessoas do esporte é demonstrado de uma forma muito forte, e tem The Rock, então é bom.

8 – “Somos Marshall” – Filme

O técnico Jack Lengyel (Matthew McConaughey) tenta reerguer a equipe universitária de Marshall,  o Thundering Heads, que sofreu um desastre de avião que matou jogadores, comissão técnica e alguns torcedores. A cidade de Huntington e parte dos cidadãos foram a favor de fechar o programa de futebol americano universitário, mas alguns jogadores que não entraram no vôo decidiram mantê-lo com o apoio da população. Um filme sessão da tarde, mas com um competência na emoção, colocando Matthew McConaughey (sem muita exigência) em um papel dramático depois de muitas comédias românticas. Ainda tem o famoso discurso do ator, que rende muitos apreciadores do discurso, que devo admitir é muito bem executado.

7- “Rudy” – Filme

Sabe aquele filme que quase ninguém viu e você fica inconformado com isso? Pois é “Rudy” é um desses. Sempre desconfiado do seu talento pelo tamanho e porte físico, Rudy (Sean Astin) tenta mostrar o seu valor e combater todas as opiniões contrárias. Típico filme de ninguém acredita nele, mas no fim ele vence todas as críticas, mas é tão bom, tão bem feito, tirando como o roteiro faz até você desconfiar de Rudy e ele te mostra o quão grandioso um sonho pode ser, inspirador.

6 – “Um Domingo Qualquer” – Filme

Tony D’amato (Al Pacino) precisa lidar com as adversidades da amadora dona do seu time e ainda com um novo quarterback que se perde pela fama e o seu antigo quarterback que se perde para o tempo. Antes de tudo tempos o top 3 discursos motivacionais do cinema, esse perde apenas para “Rocky Balboa” e “Coração Valente”, o que Al Pacino e Jamie Foxx entregam nesse filme é um absurdo, olha isso aqui meu povo. Al Pacino com gritos e todo pai de seus jogadores. Ainda temos um núcleo das facetas dos atletas dentro e fora dos gramados que é sensacional. Um dos meus filmes favoritos do esporte, e mais uma vez o discurso do Al Pacino com a trilha do Paul Kelly é uma das coisas mais poderosas do cinema. Linda a cena, grande filme.

5 – “Hard Knocks” – Documentário

A HBO em parceria com a NFL Films trás os bastidores das pré-temporadas de algumas de suas franquias. Sempre frisando os pontos chaves da temporada da equipe naqueles anos. Desde 2001, a série já tem 12 temporadas:

  • Baltimore Ravens (2001)
  • Dallas Cowboys (2002)
  • Jacksonville Jaguars (2004)
  • Kansas City Chiefs (2007)
  • Dallas Cowboys (2008)
  • Cincinnati Bengals (2009)
  • New York Jets (2010)
  • Miami Dolphins (2012)
  • Cincinnati Bengals (2013)
  • Atlanta Falcons (2014)
  • Houston Texans (2015)
  • Los Angeles Rams (2016)

4 – “Undefeated” – Documentário

O documentário mostra a luta do treinador de futebol americano Bill Courtney para conseguir levar o time de uma escola de Memphis, EUA, ao título. Ganhador do Oscar 2012, como Melhor Documentário, “Undefeated” conta uma história maravilhosa sobre a vida de um treinador e um time desacreditado.

3 – “The Last Chance U” – Documentário

Se tem na Netflix a gente gosta. “The Last Chance U” é um documentário sobre uma universidade de uma subdivisão dos EUA, que estabelece a reintegração de jogadores com problemas de relacionamento. Esta fácil na locadora vermelha, com a próxima temporada chegando, com um final que nem um roteirista teria feito tão bem feito.

2 – “Duelo de Titãs” – Filme

O técnico Herman Boone (Denzel Washington) enfrenta o duro golpe de uma cidade racista, que tenta separar todo e qualquer convívio do seu time formado por negros e brancos. O melhor filme sobre o tema, aqui temos Denzel Washington feroz pegando o papel pra si, com uma história real, o que os Titans fizeram foi algo maravilhoso. Além de emocionante, o filme se torna motivacional, inspirador e muito engraçado. Com personagens tão fortes e queridos que eu duvido que você não vai querer ver mais de uma vez.

1 – “Friday Night Lights” – Série

Sem dúvida a melhor coisa já feita sobre o tema. Intensamente inspiradora, linda, papa-prêmios e com atores em seu ápice. Kyle Chandler, Connie Britton, Taylor Kitsch, Jesse Pelmons e Michael B. Jordan. A série que criou Michael B. Jordan praticamente, com apenas 5 temporadas “Friday Night Lights” foi um sucesso de crítica e audiência. A trilha sonora é um ponto muito alto da série. A melhor indicação sobre o tema.