Segundo o The Hollywood Reporter, a Warner Bros. está na fase inicial de negociações para realizar o reboot de “Matrix”. O estúdio está conversando com o roteirista Zak Penn para ele escrever um tratamento.

Os irmãos Wachowski, que escreveram e dirigiram o original e suas duas sequências, não estão envolvidos no projeto, e um futuro envolvimento deles não foi determinado, porém, certamente irá querer-lôs. Já em relação ao produtor Joel Silver, foi dito que ele abordou a Warner sobre ideias de explorar o filme “Matrix” para novos filmes, porém Joel vendeu interesse em todos os seus filmes para o estúdio em 2012 por cerca de US$ 30 milhões. Há grandes suspeitas de que a Warner não o coloque no projeto, mesmo que o produtor tenha problemas com controle de orçamento e também um relacionamento tenso com os irmãos Wachowski, até porque os irmãos têm muito mais significado para os fãs do que o produtor.

E pensando mais além, o estúdio tem interesse no ator Micahel B. Jordan (“Creed”) para estrelar o longa, porém ainda há muito o que ser feito para o filme começar a ser rodado.

Já segundo o Deadline, Warner Bros. estaria reunindo um time de roteiristas para explorar possíveis novos filmes, não sendo necessariamente um reboot direto do original de 1999.

“Matrix” conta a história de Neo (Keanu Reeves), um hacker que descobre a verdadeira natureza da nossa realidade: todos vivemos uma ilusão de realidade, enquanto uma inteligência artificial usa nossos corpos para gerar energia. Em 2003 as sequências, Matrix Reloaded” e “Matrix Revolutions”, foram lançadas.