O dia 18 de junho de 1908 é tido como o inicio oficial da imigração japonesa ao Brasil. Mais de 100 anos depois é inegável o legado que nossos irmãos nipônicos trouxeram pra nós. E para um garoto que viveu o final dos anos 80 e o começo dos anos 90 a influência japonesa é ainda mais impactante.

Os saudosos irão se lembrar dos “tokusatsu”, séries em live action que traziam heróis como Jiban, Jaspion, Jiraya, Kamen Raider, Changeman, entre outros. Porém, sem sombra de dúvidas, o maior fenomeno japonês no Brasil foi ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’, só quem viveu aquele momento pode mensurar o tamanho da febre que os cavaleiros de Athena se tornaram. E graças ao seu sucesso estrondoso, nossas portas foram abertas para uma avalanche de animações japonesas.

Se você ainda não ingressou neste universo e não sabe por onde começar, principalmente por conta das milhares de opções de animes, preparamos uma lista com 10 animes indispensáveis. Eles não são necessariamente os melhores, mas são animes que marcaram época. Confira:

Neon Genesis Evangelion (1995 – 1996): 26 episódios e o filme ‘The End Of Evangelion’.

Na humilde opinião deste que vos fala, está é a melhor e intrigante animação japonesa de todos os tempos. Uma obra prima da ficção-cientifica. ‘Neon Genesis Evangelion’ é uma série pós-apocalíptica que gira em torno de uma organização paramilitar chamada NERV, criada para combater seres monstruosos chamados Anjos, utilizando-se de armas biológicas chamadas Evangelions (ou EVA’s), que só podem ser pilotadas por adolescentes.

O grande charme de ‘Evangelion’ está nos seus questionamentos filosóficos e religiosos aliados ao carisma e profundidade de praticamente todos os personagens da série. Indispensável para os amantes de uma grande história.

10-animes-indispensáveis-1

Fullmetal Alchemist Brotherhood (2009 – 2010): 64 episódios.

Outra série com um enredo fantástico e uma profundidade impar. A trama se passa em um universo fictício, onde a alquimia é uma das mais avançadas técnicas científicas conhecida pelo homem. Edward e Alphonse Elric são dois irmãos alquimistas que perderam seus corpos em uma tentativa frustrada de reviver sua falecida mãe e agora estão a procura de um artefato lendário chamado pedra filosofal, a única coisa que pode restaurar seus corpos novamente.

Fullmetal Alchemist é uma verdadeira lição de vida, com uma história profunda que gira em tordo do grande lema da alquimia, a troca equivalente. A série possui outra adaptação feita em 2003, mas com um desfecho diferente mas igualmente boa.

10-animes-indispensáveis-2

Ghost In The Shell (1995)

Você é fã de Matrix? Gosta do trabalho das irmãs Lilly e Lana Wachowski? Então saiba que Matrix não existiria se não fosse ‘Ghost In The Shell’, uma das mais influentes obras cyberpunk da história. A trama se passa depois de 2029, em um mundo onde uma nova tecnologia permite a fusão entre o cérebro, a computação e a rede mundial. A grande sacada da obra está no questionamento ético, filosófico e social, abordando temas como desenvolvimento da inteligência artificial, onipresença da rede de computadores e singularidade da consciência. Temas recentes que já eram discutidos há 21 anos atrás.

10-animes-indispensáveis-3

Akira (1988)

‘Akira’ foi provavelmente a primeira animação japonesa exibida nos cinemas brasileiros com status de mainstream. Esta obra-prima continua atual após quase 30 anos depois. Um sci-fi intrigante que conta a história de uma gangue de motoqueiros liderada por Kaneda, que durante uma briga acaba perdendo um de seus membros, Tetsuo, que acaba sendo sequestrado pelo governo para experimentos paranormais. Revolucionário tanto técnicamente quanto no enredo, Akira continua sendo influente até hoje.

10-animes-indispensáveis-4

Dragon Ball (1989 – até hoje): 3 sagas divididas em 494 episódios até o momento.

Para muitos ‘Dragon Ball’ dispensa comentários, a saga de Goku é exibida até hoje em Dragon Ball Super. Para os desatentos a série ‘Dragon Ball’ é dividida em três longos arcos: Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball Super, além do spin-off Dragon Ball GT. Baseado no clássico romance chinês “Jornada ao Oeste”, ‘Dragon Ball’ conta a história do pequeno Goku, um garoto que mora sozinho na Montanha Paozu e ao conhecer Bulma entra em uma jornada para encontrar todas as sete esferas do dragão. Com uma história longa que mostra toda a história de Goku, desde sua infância até seus últimos dias, Dragon Ball foi por décadas o maior anime de todos os tempos, superado recentemente pelo próximo item da nossa lista.

10-animes-indispensáveis-5

One Piece (1999 – até hoje): 742 episódios até o momento.

One Piece se sagrou como o rei das animações japonesas, há mais de 15 anos é recorde de audiência na televisão japonesa e tem fãs espalhados por todo o globo. O enredo pode parecer bem simples, gira em torno do garoto Monkey D. Luffy, que deseja se tornar o rei dos piratas. Contudo o desenvolvimento da trama é barbaro, os mistérios, os personagens carismáticos e o humor transformam ‘One Piece’ em um item obrigatório para os fãs de animação japonesa. Mesmo longa a história vale muito a pena.

10-animes-indispensáveis-6

Death Note (2006 – 2007): 37 espisódios

Um thriller policial de tirar o fôlego! Com um enredo assombroso ‘Death Note’ narra o duelo mental entre dois gênios Light Yagami e L. Light Yagami é um genial aluno colegial que encontra por acaso um caderno chamado “Death Note”, caderno este que trás instruções bem específicas: basta você escrever o nome completo da pessoa e imaginar seu rosto e ela morrerá. De posse deste caderno sobrenatural Light assume o pseudônimo de Kira e passa a promover um genocídio, fazendo com que as autoridades procurem L, o melhor detetive do mundo. A partir daí começa o duelo mental entre os dois gênios. Indispensável pra quem gosta de tramas inteligentes.

10-animes-indispensáveis-7

Meu Amigo Totoro (1988)

Hayao Miyazaki dispensa apresentações, merece inclusive uma matéria só sua, detalhando as melhores obras do Studio Ghibli. Porém uma lista de animações japonesas não seria completa sem uma obra do mestre. Em meio há tantas opções, escolhemos ‘Meu Amigo Totoro’, um clássico absoluto da animação japonesa. O filme conta a história das irmãs Mei e Satsuki Kusakabe e narra suas aventuras com os espíritos da floresta em um Japão pós-guerra rural. A importância de Totoro é tão grande que tanto o filme quanto o personagem se tornaram ícones da cultura japonesa.

10-animes-indispensáveis-8

Samurai X (1996 – 1998): 95 episódios

Ambientada nos primeiros anos da Era Meiji (período de acelerada modernização do Japão), Samurai X conta a história de Kenshin Himura um pacífico espadachim que prometeu nunca mais matar, mas que é obrigado a conviver com o seu passado como o mais letal assassino do período Xogunato Tokugawa. Com doses de ação, drama e humor na medida certa, Samurai X é uma grande viagem ao passado japonês, ideal para quem quer conhecer um pouquinho mais do Japão e sua história. Vale a pena também conferir a trilogia em live-action disponível no Netflix.

10-animes-indispensáveis-9

Yu Yu Hakusho (1992 – 1995): 112 episódios

Mais que uma brilhante animação japonesa, Yu Yu Hakusho é um marco na história da dublagem brasileira, lembrado sempre como uma das melhores – se não for a melhor – dublagens já feitas. ‘Yu Yu Hakusho’ conta a história de Yusuke Urameshi, um bad boy que morreu atropelado para salvar uma criança. Como seu ato foi inesperado por todos, inclusive pelo Mundo Espiritual, Yusuke teve a chance de voltar a vida desde que se torne um detetive espiritual. Recheado de humor, violência e temas sobrenaturais, Yu Yu Hakusho é indispensável para aqueles que gostam de ação com boas doses de drama e humor.

10-animes-indispensáveis-10