Os Jogos Paralímpicos começam no dia 07 de setembro deste ano e todos estão na maior expectativa do esporte que acontecerá no Rio de Janeiro. É considerado o maior evento esportivo mundial que envolve pessoas com deficiência. O evento inclui atletas tanto com deficiência física quanto intelectual. As primeiras competições foram realizadas em 1960 em Roma, Itália, e têm sua origem em Stoke Madeville, na Inglaterra, como forma de reabilitar militares feridos na Segunda Guerra Mundial.

Se você já está ansioso para que comessem os jogos, separamos 7 filmes que tem como tema esporte e deficiência física para que todos se aqueçam para o evento.

Soul Surfer – Coragem de Viver (2011)

01

Bethany Hamilton interpretada por AnnaSophia Robb

O primeiro filme que gostaríamos de destacar é ‘Soul Surfer – Coragem de Viver’, lançado em 2011 que levou para as telas do cinema a história real de Bethany Hamilton. Ela sempre teve como sua maior paixão o surfe e com apenas 13 anos já era campeã em competições profissionais. Mas a vida não foi tão generosa com Bethany que, em um acidente, foi vítima de um ataque de tubarão e perdeu seu braço esquerdo. Porém nem esse acontecimento trágico deixou a guerreira Bethany longe do mar e abalou sua paixão pelo esporte.

Um lugar à Beira Mar (1991)

02

O jovem Shigeru e sua namorada Takako

Ainda no surfe, o filme ‘Um Lugar à Beira Mar’ traz a história de um jovem surdo chamado Shigeru que trabalha na escola recolhendo lixo. Mas em um dia incomum de trabalho para Shigeru, ele encontra entre os caixotes uma prancha de surfe e passa a ir todos os dias treinar na praia com a sua namorada Takako, que também é surda. O desenvolver do filme traz a história desses jovens que passam por piadas dos rapazes mais experientes no esporte e também conta como foram as competições de Shigeru. Vale a pena dar uma conferida no filme que foi lançado em 1991.

Castelos de Gelo (2010)

03

Taylor Firth na pele de Alexis Winston.

‘Castelos de Gelo’ conta a história de Alexis Winston, uma patinadora que sonha em ganhar uma competição e ser famosa no esporte. Quando sua carreira e sonho começam a decolar, ela sofre um terrível acidente que tira sua visão e seus planos de ser uma patinadora de sucesso vão por água a baixo. Mas Alexis conta com a ajuda de todos que a amam para que consiga enfrentar essa barreira e tornar-se uma estrela na competição. O filme foi lançado em 2010.

Desafios Sem Limites (1996)

Vincent D'Onofrio, Gregory Hines, James Earl Jones, Max Gail, Joe Theismann

Cena do filme Desafios Sem Limites.

Em 1996 foi lançado o filme ‘Desafios Sem Limites’ que conta a história de um jogador de futebol americano que, no auge de sua carreira, fica cego. Inconformado com a deficiência, ele se mete em confusão e é preso. No meio de tudo isso, ele recebe a visita de um dentista que ficou paraplégico devido a um acidente e lhe propõe uma inusitada parceria: enfrentarem, juntos, o campeonato de canoagem de Gold Hill. Esse filme foi baseado em uma história real.

A Luta de Dennis Byrd (1994)

05

Cena do filme A Luta de Dennis Byrd.

Outro filme baseado em fatos reais e sobre futebol americano é o ‘A Luta de Dennis Byrd’, lançado em 1994. Esse filme conta a história do jogador Dennis Byrd que em pleno campeonato sofre um acidente que o deixa paralítico do pescoço para baixo. Para se restabelecer, Dennis conta com o apoio da esposa e dos torcedores para reiniciar sua vida.

Murderball – Paixão e Glória (2005)

06

Mark Zupan no filme Murderball – Paixão e Glória.

Um filme que não posso deixar de falar é ‘Murderball – Paixão e Glória’ lançado em 2005. O longa conta a história de pessoas paraplégicas que encontram um novo sentido para a vida no esporte. Em cadeiras especiais a lá ‘Mad Max’, esses jovens com deficiência e restrições se enfrentam em quadras de basquete. Paralelamente ao esporte, é contada também as lutas individuais dos protagonistas. É um filme documental bem legal que faz com que o espectador entre em contato com cada personagem que mostram para nós pessoas são dignas e capacitadas para o sucesso.

Meu Nome é Rádio (2003)

07

Cuba Gooding Jr. na pele do personagem Radio.

‘Meu Nome é Radio’ é um filme lançado em 2003 que mostra a história de Harold Jones que é um treinador de futebol americano na Carolina do Sul em 1976. Ele fica tão envolvido em preparar o time que passa raros momentos com sua filha e esposa. No meio dos seus treinos, Jones conhece um jovem com deficiência mental que não falava seu nome e ficava perambulando em volta do campo. A preocupação do treinador com o jovem aumenta quando alguns dos jogadores começam a fazer brincadeiras de mal gosto com ele. Jones o nomeia de Radio por ele gostar de rádios. Essa amizade traz revelações por trás de uma linda história inspirada em fatos reais.

Existem muitas histórias fílmicas de superação tanto reais quanto ficcionais para assistir e se aquecer para os jogos. Essas são só algumas tem alguma sugestão? Nos diga! Prontos pros jogos?