Transportar-se para uma história envolve requisitos básicos como personagens, enredo, diálogos, mas principalmente a ambientação. Reconhecer o ambiente em que os personagens se situam nos faz ganhar um apego maior à história e aos personagens. As animações são responsáveis por transmitir fantasias e sonhos, mas ainda assim nos sentimos apegados, por que será?

Como citado acima, muito desse apego vem das ambientações animadas, sendo, caso você leitor não saiba, inspiradas ou até copiadas de ambientações reais. Confira uma lista com os lugares reais nas animações.

Castelo de Eilean Donan, Reino Unido

‘Valente’ (2012)

amb-1

amb-2

Se você assistiu a história de Merida e se apaixonou por todo o cenário escocês, saiba que é possível ir ao castelo de Eilean Donan para ver onde as mentes criativas da Pixar retiraram toda a ideia para o castelo da princesa.

Castelo de Chillon, Suíça

‘A Pequena Serreia’ (1989)

amb-3

amb-4

Não é só de mar que vive a animação da ‘Pequena Sereia’. O castelo que reforçou o amor entre a princesa do mar e o príncipe Eric realmente existe, localizado na Suíça. Caso esteja à procura de um amor verdadeiro, é só comprar a passagem, vai que dá certo.

Castelo de Neuschwanstein, Alemanha

‘A Bela Adormecida’ (1959)

amb-5

amb-6

Quando me referi a sonho, estava falando realmente sério. Na Alemanha está localizado o castelo que inspirou uma das mais importantes princesas do universo Disney. A versão real alemã é muito bem representada na animação da princesa Aurora, e boatos dizem que o castelo é perfeito para uma soneca.

Alsácia, França

‘A Bela e a Fera’ (1991)

amb-7

amb-8

Nada melhor do que acordar, ir à biblioteca, ganhar um livro, cantarolar pelas ruas e descansar perto de uma fonte em plena manhã. Todas essas atividades de Bela podem ser refeitas se você ir ao leste da França no verão. Sentar perto da fonte para ler alguma obra de Victor Hugo. Não precisa ser apenas um sonho.

Jiufen, Taiwan

‘A Viagem de Chihiro’ (2001)

amb-9

amb-10

Não garanto que seus pais não irão se transformar em porcos ou que você não precise trabalhar em uma casa de banhos para fantasmas e entidades estranhas. Mas visitar a cidade de Jiufen é uma boa pedida para os fãs da clássica animação do Studio Ghibli. Em tempos antigos, a cidade era conhecida por sua mineração de ouro, mas atualmente, é um bairro comercial que chama a atenção pela arquitetura antiga e ruas cheias de restaurantes, cafés e lojas.

U-Drop Inn, Texas

‘Carros’ (2006)

amb-11

amb-12

Afim de uma pintura nova ou de uma gasolina orgânica? Só dar uma passada no restaurante e café “U-Drop Inn”. Aproveite e tire uma foto para comparar o quão idêntico é o estúdio de pintura do Ramon. Ah, mas vá de carro.

Colmar, França

‘Castelo Animado’ (2004)

amb-13

amb-14

Não são só as animações da Disney que tem a França como inspiração. Localizada em Alsácia, Colmar é uma cidade conhecida por sua arquitetura colorida com estilo alemão e ruas de paralelepípedos. A cidade é considerada uma das mais bonitas do mundo e atrai um grande número de turistas. Além de ser conhecida como “Pequena Veneza”, a cidade também é famosa pelos seus vinhos.

Baía pantanosa de Louisiana, Estados Unidos

‘A Princesa e o Sapo’ (2009)

amb-15

amb-16

Se não fosse por Louisiana ou pelo jazz, a história de Tiana não seria a mesma. Apesar de se passar em Nova Orleans, a ambientação é bem inspirada em Louisiana, inclusive as belas cenas dos vaga-lumes e do lindo passeio de barco dos sapinhos.