Não é à toa que muitos guitarristas são consagrados, posso citar vários nomes por aqui. Alguns filmes foram dedicados à somente àqueles que tocam um instrumento de cordas e que além de bases marcantes, trazem também solos incríveis para os nossos ouvidos musicais. Há também filmes que fazem também boa referência aos guitarristas no meio da história.

01

Ralph Macchio e Steve Vai

Um dos filmes que venho destacar hoje é ‘A Encruzilhada’ que foi lançado em 1986. Um filme muito querido de quem toca o instrumento. Isso se deve porque ninguém mais, ninguém menos que Steve Vai contracena com Ralph Macchio (Daniel San, para os íntimos). O filme conta a história de um jovem talentoso e guitarrista estudando música clássica, mas é muito apaixonado por blues e está em busca da música perdida. Ele acaba encontrando no caminho Willie Brown, um velho famoso bluesman, que fez um trato com o diabo para aprender a tocar gaita. Para salvar Brown, o jovem faz uma aposta com o diabo que consiste em um duelo de guitarras. Adivinha quem é o guitarrista que ele duela? Sim, o Steve. Só por essa cena, já vale o filme todo.

02

Muddy Waters interpretado por Jeffrey Wright

O ‘Cadillac Reccords’ é um filme que conta a história do Jazz e do estúdio Chess Record, que era localizado em Chicago e traz a história da cantora Etta James que é interpretado perfeitamente por Beyonce. Esse filme é muito importante de destacar, porque ele inicia contando a história do blues tendo como o principal ícone Muddy Waters no início de sua carreira, interpretado por Jeffrey Wright. Nada mais importante para os fãs do instrumento de cordas saber um pouco da história dele que foi considerado o pai do Chicago Blues. Chuck Berry também aparece nesse filme, que foi lançado em 2008.

03

Jack White, Jimmy Page e The Edge

Um filme documental e musical que não posso deixar de citar é o ‘It Might Get Loud’ (‘A Todo Volume’), lançado em 2008, pois todos os guitarristas têm quase que a obrigação de ver. Isso porque ele reúne Jimmy Page (Led Zeppelin), Jack White (The White Stripes e outras bandas) e The Edge (U2). São só os guitarristas mais emblemáticos de três gerações diferentes apresentando sua história, sua filosofia musical, seu estilo e sua relação com o instrumento. Eles visitam os locais marcantes de sua carreira e mostram um pouco de cada pedaço da música que eles fizeram.

04

Joan Jett interpretada por Kristen Stewart

Sem deixar as mulheres de lado, temos também o filme ‘The Runaways – Garotas do Rock’, lançado em 2010 que conta a história da banda de rock da década de 70 que leva o mesmo nome do filme. É estrelado por Dakota Fanning no papel da vocalista Cherie Currie e Kristen Stewart no papel da guitarrista Joan Jett. O filme, além de contar a história da banda, mostra muito como foi o caminho de Joan Jett, considerada uma das guitarristas mulheres mais influentes no rock.

05

Meryl Streep na pele de Ricki Rendazzo

Outra mulher que arrasa como guitarrista é a Meryl Streep como Ricki Rendazzo no filme ‘Rick na The Flash: De Volta pra Casa’. O Filme conta a história de uma guitarrista que está envelhecendo e abandonou a sua família para realizar o sonho de ser uma guitarrista famosa. O filme é uma comédia dramática e foi lançado em 2015.

06

Jack Black e seus alunos na ‘Escola do Rock’

Claro que tem muitos filmes que destacam guitarristas, citando alguns deles que não tem como principal personagem o guitarrista, ‘Escola do Rock’ é um ótimo filme de referência para guitarristas, afinal Jack Black, que interpreta Dewey Finn, conta não só a história do rock para seus alunos da escola, como também faz referência a grandes guitarristas do rock. O ator também atuou no filme ‘Tenacious D – Uma Dupla Infernal’ que faz grandes referências a guitarristas. No caso, a trama gira em torno da Palheta do Destino (Pick of Destiny), uma palheta que foi feita do dente do demônio com poderes musicais satânicos. É um filme de comédia para uma sessão da tarde com amigos roqueiros e guitarristas.

07

Marty Mcfly do filme ‘De Volta Para O Futuro’

E quem não se lembra do ‘De Volta para o Futuro’ em que a cena mais emblemática do filme, quando Marty McFly toca guitarra, traz referências ao Chuck Berry e até mesmo ao Van Halen? Marty é apaixonado por música e sempre quis ser reconhecido pela sua arte. No começo do filme ele tem uma banda que participa do concurso da escola e os jurados não deixam ele tocá-la até o final.
E aí, lembrou de algum filme que não está nessa lista? Deixe nos comentários!