A lenda já é velha conhecida dos aficionados por história: durante a Primeira Guerra Mundial, em 18 de junho de 1901, o czar russo Nicolau II sofreu uma emboscada de seus opositores e acabou assassinado por fuzilamento no porão de sua própria casa. Seu corpo, juntamente com o de outros membros de sua família, foram enterrados em um terreno próximo ao castelo no qual viviam.

Anastasia-anastasia-32728186-1200-774

Muito anos depois, historiadores constataram que, no meio dos ossos da família, um especificamente faltava: o da princesa Anastasia Romanov. A lenda se espalhou e logo se tornou uma história fixada no imaginário popular. Afinal de contas, o que teria acontecido com a princesa que supostamente sobreviveu? Ao longo dos anos, impostoras surgiram alegando serem a própria Anastasia, fatos que testes de DNA comprovaram ser nada menos do que balela. Dessa forma, as especulações continuaram e ganharam a sétima arte, com uma animação mais do que bem-sucedida da Fox, lançada em 1997.

Apesar do sucesso junto ao público infanto-juvenil, parece mesmo que as descobertas foram menos otimistas. Em 2007, ossos de um garoto entre 12 e 15 anos e de uma garota entre 17 e 19 anos foram descobertos a 60 metros de distância da sepultura dos Romanov. Ou seja: ao que tudo indica, Anastasia não sobreviveu ao massacre. Ainda assim, isso não foi impedimento para que o público continuasse a sonhar com a possibilidade de que ela teria, sim, escapado e dado início a uma história romântica em busca de suas origens.

Anastasia-anastasia-32728202-1920-808

Nessa semana, foi anunciado que a animação de sucesso da distribuidora vai ganhar os palcos bem requisitados da Broadway, assim como outros musicais da Disney tais como ‘O Rei Leão’ e ‘A Bela e a Fera’. Com roteiro do escritor Terrence McNally, a peça ganhará músicas adaptadas pelos compositores veteranos Stephen Flaherty e Lynn Ahrens, que venceram um prêmio Tommy em 1998 por ‘Ragtime’. As músicas da animação, que arrecadou U$ 138 milhões ao redor do mundo, deverão ser incorporadas à montagem, como por exemplo a ‘De Volta Ao Passado’, que concorreu ao Oscar.

A peça ainda não tem um elenco definido, mas é certo que será dirigida por Darko Tresnjak e coreografada por Peggy Hickey. A estreia será no Hartford Stage, em Connecticut, Estados Unidos. E aí, estão curiosos pra conferir a montagem?