SINOPSE

Em "As Aventuras do Pequeno Colombo' o menino Chris (Christóvão Colombo) e seus amigos Leo (Leonardo da Vinci) e Lisa (Monalisa) irão encontrar a mais fantástica aventura de suas vidas em busca dos tesouros da lendária Ilha de Hi-Brasil, para salvar seu pai da falência. Eles vão descobrir fatos ignorados pela ciência medieval, através de uma sociedade secreta e lutarão contra um monstro temível, o Nautilus e um exército de Tritões, Sereias e outras criaturas da cidade submersa Atlântida.

FICHA TÉCNICA

Direção:

Rodrigo Gava

Roteiro:

Clewerson Saremba

Gênero:

Animação

Produção:

Marco Altberg

Elenco:

José Wilker, Isabelle Drummond

Nacionalidade:

Brasil

Ano de Produção:

2014

Data de Lançamento:

06/07/2017 (1h 20min)

Distribuição:

Paris Filmes

CLASSIFICAÇÃO

Direção:

Item não avaliado

Roteiro:

Item não avaliado

Fotografia:

Item não avaliado

Trilha-Sonora:

Item não avaliado

Efeitos Visuais:

Item não avaliado

Efeitos Especiais:

Item não avaliado

Direção de Arte:

Item não avaliado

Elenco:

Item não avaliado

Montagem:

Item não avaliado

Figurino:

Item não avaliado

Maquiagem:

Item não avaliado

As animações brasileiras quase nunca foram valorizadas ou foram preferência em compras de ingressos, mesmo aqui no Brasil, nem mesmo se tiver um bom sucesso comercial. Por custar caro, uma produção animada feita aqui, demora mais que o necessário para ficar cem por cento pronto. Foi caso de “As Aventuras do Pequeno Colombo” (ainda sem data de estreia) que levou cinco anos para ser concluído. Claro que os filmes da Disney/Pixar são os favoritos das crianças e estúdios como Dreamworks, Blue Sky e Illumination Entertainment, são apenas complementos de suas diversões. Pouco importa para elas. Mas se é Disney, lhes desperta uma grande curiosidade.

Talvez, se as condições desse tipo de produção aqui Brasil não fossem tão precárias e tão pouco valorizadas, filmes de animação teriam seu devido reconhecimento. Embora no ano de 2016 tivemos nosso “O Menino e o Mundo” indicado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Oscar) – na categoria de filme de animação, não adiantou relançá-lo nos cinemas. A Disney, além de papar a estatueta por Divertida Mente, costuma ter os filmes favoritos da criançada. Mas “As Aventuras do Pequeno Colombo” consegue ainda ser didático e mostrar um pouco de história (mesmo sendo uma junção de ficção com figuras reais) e mostrando um lado sensível ao abordar seus temas.

Se você é do tipo de pessoa que se importa com o aprendizado de seu filho, eis uma ótima (e rara) oportunidade de fazê-lo descobrir quem foram: Cristóvão Colombo, Leonardo da Vinci e sua musa inspiradora Mona Lisa. Colombo, nascido em 1451 foi um genovês explorador que descobriu e conquistou o continente americano. Da Vinci, nascido em 1452 foi um polímata italiano, e um dos maiores pintores renascentistas, pintando famosos quadros como Mona Lisa, A Última Ceia e Virgem das Rochas. No filme de Rodrigo Gavas (codiretor em “Turma da Mônica em uma Aventura no Tempo”), que estreia solo na direção, além de divertir, ensina.

O criativo roteiro de Clewerson Saremba (também um dos codiretores de “Turma da Mônica em uma Aventura no Tempo”) nos leva a um tempo passado com personagens reais e contos que também se unem a mitologias. O ano é de 1460 e ainda criança, Cristovão Colombo – “Cris”, como é chamado – descobre que sua família está passando por uma crise financeira. Decidido a ajudar seu pai, Cris vai em busca de um lendário mapa que estava com o desonesto e impiedoso Capitão Benneville, um mercador de escravos. Juntam-se a Cris seus amigos Léo (Leonardo da Vinci) e Lisa (Mona Lisa) que embarcam com ele em um navio negreiro e partem em busca de tesouros da lendária ilha Hi – Brasil. Dentre muitos percursos nos oceanos, eles encontrarão com criaturas das águas e com o temível Nautilus.

A animação, conta com a voz do saudoso José Wilker (em seu último trabalho) dublando Conde de Saint-Germain e apesar de não ter experiência no ramo da dublagem, o elenco conta com Isabelle Drummond, emprestando sua voz a sereia Mab. Não é de agora que os estúdios de dublagens se arriscam a contratar atores globais, cantores ou até mesmo apresentadores de TV para atuar na área, comprometendo o material (exemplo disso é a irritante voz Maria Clara Gueiros como a gata Sofia em “Bolt – Supercão” ou a insuportável voz de Claudia Leite em “Carros 2” e vamos ficar gratos pela participação ser pequena, exatamente do tamanho de seu merecimento) por não ter pessoas carismáticas e bem preparadas para dublar – ou apenas pelo fato de serem famosos, lhes são concedidos esta proeza.

O gráfico moderno do filme, é adequado para as crianças e seus carismáticos personagens exóticos e suas paisagens épicas fluem bem neste misto de aprendizagem com aventura. Estes elementos também se misturam a lugares místicos e uma jornada aventureira. De fato, ‘As Aventuras de Colombo’ é uma diversão de alto nível, tanto como entretenimento, quanto de conhecimento, na qual os adultos também sentem prazer ao assistir. Mesmo que não possa alinhar-se a produções de grandes estúdios de animação, torna-se um longa importante por seu tradicional 2D e sua tecnologia com riqueza visual de dar gosto.