as férias do pequeno nicolau

Depois do divertido ‘O Pequeno Nicolau’, de 2010, Laurent Tirard decidiu encarar novamente um projeto levando o menino Nicolau como seu personagem principal. ‘As Férias do Pequeno Nicolau’ não é melhor nem pior que o primeiro filme, mas igualmente divertido e bem produzido, começando pela abertura, que é um verdadeiro show de bom gosto, onde cartões postais nos fazem uma introdução do ambiente em o filme foi produzido.
Outro espetáculo se dá no figurino, que, popularmente chamado de retrô, é essencial para recriar a França dos anos 50, época escolhida para o filme, e auxilia no processo que Tirard quis implantar na produção, que resulta na apresentação da ingenuidade das crianças do filme.
Com uma direção de arte fantástica, assinada por Bruno Via, ‘As Férias do Pequeno Nicolau’ não é um filme somente para crianças, como é vendido, mas também para os que acompanham as mesmas, ou mesmo para quem nem as têm por perto.

les-vacances-du-petit-nicolas

O novo Nicolau, que antes interpretado por Maxime Godart, surge com a mesma ingenuidade na pele do ator Mathéo Boisselier, que dá um show de fofura e naturalidade. Valérie Lemercier e Kad Merad vivem, novamente, os pais do pequeno Nicolau, e assim como no primeiro filme, fazem ótimas interpretações que resultam no espetacular desenvolvimento da história.
Falando em história, vamos a ela. A história do filme é cheia de quiproquós, muitos deles são os responsáveis por tirar gargalhadas do espectadores. O roteiro de ‘As Férias do Pequeno Nicolau’, assinado pelo diretor Laurent Tirard, é bem delineado e bem acabado, sem deixar pontas soltas ou situações mal resolvidas. Apesar de não ser uma história que faz o espectador ter que pensar, como grandes filmes com complexos roteiros, a história do segundo filme sobre Nicolau nos faz entender que não é necessário uma história difícil para se criar um bom filme. Pelo contrário, ‘As Férias do Pequeno Nicolau’ conta com uma história tranquila, com desafios divertidos e com um enredo muito bem amarrado.

LES VACANCES DU PETIT NICOLAS

Os dois filmes sobre o menino francês foram baseados na obra do escritor René Goscinny, famoso por criar o personagem Astérix.
‘As Férias do Pequeno Nicolau’ é distribuído pela Imovision no Brasil, e tem sua estreia marcada para o Natal. O dia 25 de dezembro celebra o nascimento de Jesus, e mesmo para aqueles que não acreditam no sentido literal dessa data, acredito que ao menos todos conseguem sentir que o Natal é uma data especial pelo sentido emocional que ele representa, pois todos os sentimentos do ser humano ganham mais força nessa época do ano. Apesar de ser um dia complicado para a estreia de um filme, ‘As Férias do Pequeno Nicolau’ não poderia ser lançado em outra data, pois traz consigo a ingenuidade das crianças e também dos adultos. Essa ingenuidade tão difícil de se encontrar nos filmes produzidos atualmente. No Natal a ingenuidade das crianças sempre se torna evidente, quando estas ficam ansiosas à espera do Papai Noel, mas o Natal deste ano se tornará uma pouco mais especial, pois contará com a bonita ingenuidade de mais uma criança, a do Pequeno Nicolau.

Trailer do filme: