É difícil imaginar um Oscar sem que haja um filme de romance competindo. Quase todos os anos ao menos um filme de romance é indicado. Desta vez foi o filme irlandês ‘Brooklyn’, protagonizado pela belíssima Saiorse Ronan. Que ano passado atuou em ‘O Grande Hotel Budapeste’. O último filme de romance a ganhar o Oscar foi ‘Shakespeare Apaixonado’ e isso foi em 1999. E ele continuará, por ora, sendo o último filme de romance a vencer o Oscar.

Se você se apaixonou pelo filme ‘Brooklyn’, não precisa me xingar. O filme não é ruim. Muito pelo contrário. É ótimo! Contudo, ele não é suficientemente bom para estar entre os indicados. ‘Brooklyn’ é um ótimo filme que está concorrendo com filmes geniais e obras-primas. Definitivamente não há chances. Entrementes, vamos ser otimistas e citar alguns motivos que levariam a Academia a eleger este filme como o melhor de 2015.

brooklyn

O filme tem uma mensagem muito bonita e profunda. É de fato um filme difícil de esquecer. Não é o caso de um filme que você queria ver de novo, mas é um filme que vale a pena cada minuto. Saiorse Ronan tem uma atuação muito boa, não o suficiente para ser a melhor atriz, mas ela entrega uma personagem na medida.

Um grande feito do roteiro é pegar situações que a maioria das pessoas já viveram e acrescentar na personagem. Deste modo fica muito mais fácil se identificar com a protagonista, ainda que você seja homem, e se focar no filme. Deste modo ele se torna mais leve e fácil de assistir.

Não há muito o que falar dele. É bom. Só isso. Embora a Academia faça algumas loucuras de vez em quando, não há como ignorar os outros filmes e premiar ‘Brooklyn’. Mas quem sabe? A única maneira de descobrir é nos acompanhando aqui no Pipoca de Pimenta e ficando ligado.

Hoje é noite de Oscar! Não perca!