SINOPSE

Erin Gilbert e Abby Yates são um par de autoras não reconhecidas que escreveram um livro assumindo que fantasmas são reais. Alguns anos se passam e Gilbert consegue um cargo de professor na Universidade Columbia, onde é muito prestigiada, até que seu livro ressurge e ela é ridicularizada por toda a academia. Gilbert se reúne com Yates, sua nova parceira, Jillian e uma funcionária do metrô de New York, Patty. Assim ela recebe uma doce vingança quando os fantasmas invadem Manhattan e cabe a ela e sua equipe ter que salvar o mundo.

FICHA TÉCNICA

Direção:

Paul Feig

Roteiro:

Katie Dippold, Paul Feig

Gênero:

Comédia, Aventura, Ação

Produção:

Ivan Reitman, Amy Pascal

Elenco:

Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon, Leslie Jones, Charles Dance, Michael Kenneth Williams, Chris Hemsworth

Produção:

Ivan Reitman, Amy Pascal

Nacionalidade:

EUA

Ano de Produção:

2016

Data de Lançamento:

14 de julho de 2016

Distribuição:

Sony Pictures

CLASSIFICAÇÃO

Direção:

Roteiro:

Fotografia:

Trilha-Sonora:

Montagem:

Efeitos Especiais:

Montagem:

Efeitos Especiais:

Efeitos Visuais:

Direção de Arte:

Elenco:

100171

Não tem como falar de ‘Caça Fantasmas’ sem falar do preconceito com o qual o filme teve que lidar já no momento em que fora anunciado. O primeiro trailer do filme se tornou nada menos que o vídeo mais criticado da história do YouTube, com 900.000 ‘dislikes’. E não pára por aí não, o diretor Paul Feig e o elenco do filme receberam ameaças de morte e comentários misóginos nas redes sociais, como “Este lixo foi feito apenas para agradar as feminazis”, comentado por um usuário no Twitter.

caca_1

O que há de errado com a nova versão de ‘Caça Fantasmas’? Absolutamente nada. Muito pelo contrário, ela tenta quebrar estereótipos, e consegue! É um filme cheio de mulheres fortes, donas de grandes decisões e por incrível que pareça, o papel de secretária dessa vez não foi dado à uma loira de olhos azuis que interpreta uma mulher burra, não, esse papel foi dado à ninguém menos que Chris Hemsworth! Sim, um loiro de olhos azuis, que interpreta um homem burro (e bota burro nisso!).

cacafantasmas20054

Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon e Leslie Jones dão vida às quatro caça-fantasmas três décadas depois do filme original chegar aos cinemas, mas se engana quem pensa que a nova versão é um remake do protagonizado por Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Ernie Hudson. ‘Caça-Fantasmas’ que, diferente do filme original, não vem acompanhado do artigo ‘As’ por causa das ofensas machistas que sofrera – sim, o preconceito chegou nesse ponto -, traz alguns elementos dos filmes da década de 80, como um dos fantasmas marcantes da franquia, mas não tem, em sua história, referências diretas aos filmes da década de 80 e tampouco é uma continuação deles.

f

Na comédia, Erin Gilbert, interpretada por Wiig e Abby Yates, vivida por McCarthy escreveram um livro assumindo que fantasmas são reais. Após alguns anos, Erin consegue um cargo de professora na Universidade Columbia, onde é muito prestigiada, até que seu livro ressurge e ela é ridicularizada por todos. Então, Erin acaba se reunindo com Abby, Jillian, interpretada por McKinnon e a funcionária do metrô de New York, Patty, vivida por Jones para capturar fantasmas e de alguma forma recuperar sua dignidade.

Caça-Fantasmas_Estendido_Grande

O longa é nostálgico, começando pela trilha sonora, que traz o tema original dos filmes da franquia e ainda mais pelas participações especiais dos atores da franquia original Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson e Sigourney Weaver. Mas além de ganhar os amantes dos filmes originais, ‘Caça-Fantasmas’ é engraçado, e cumpre a tarefa de entreter. Um dos grandes destaques da produção é Chris Hemsworth, que mostra mais uma vez ser um ator aberto à diversas possibilidades, não se limitando apenas à papeis que destaquem sua beleza e o coloquem num pedestal. Seu papel é cômico e por mais ingênuo que seu personagem pareça, ele vem para quebrar – ou pelo menos “rachar” – um padrão muito constante em filmes do gênero.

cacafantasmas20055

O diretor Paul Feig, conhecido por suas direções em ‘Missão Madrinha de Casamento’ e ‘A Espiã que Sabia de Menos’, faz um ótimo trabalho e deixa sua marca estética na produção, que é recheada de cores e ótimos efeitos especiais. O roteiro, assinado por Paul Feig e Katie Dippold é redondo, e apesar de alguns clichês, convence.

Ghostbusters-2016-Movie-Wallpapers

‘Caça-Fantasmas’ é uma produção nobre, carismática e que diverte todos os públicos. É um filme que trabalha com a ironia de uma forma absolutamente inteligente, e confronta padrões estabelecidos pela indústria do entretenimento. Em pleno século 21, temos que definir uma produção como essa como sendo ousada, mas não deveríamos mais ter que definir esse tipo de filme assim, afinal, o quê tem de tão ousado em uma comédia feita majoritariamente por mulheres e que coloca o ator bonitão como um personagem coadjuvante? Ela é considerada assim porque o mundo é machista, e se assusta em se deparar com um equilíbrio dos gêneros.