Algumas curiosidades sobre os filmes do espião mais famoso do cinema já são de conhecimento do público em geral. Contudo, algumas não são notadas pelos muitos fãs e telespectadores da série.

Créditos: Divulgação

Aqui estão 7 dessas curiosidades sobre o mundo de 007:

Primeiramente, desconsiderando o filme “Cassino Royale” de 1967 que foi feito completamente fora dos padrões dos filmes de James Bond, embora tenha sido baseada na obra do autor Iam Fleming, criador do famoso.

Em segundo lugar, é importante considerar que tanto para parte da crítica especializada como para muitos fãs, o termo “Bond Girl” é atribuído apenas para as personagens femininas que tiveram um relacionamento amoroso ou sexual com o personagem principal.

Créditos: ator Daniel Craig como James Bond no filme “007 Contra Spectre”

1 – Todos os filmes de James Bond foram dirigidos por diretores não americanos. Dentre os mesmos, além da maioria ser composta por diretores britânicos, temos neozelandeses, canadenses e suíço – alemães.

Créditos: diretor Guy Hamilton e o ator Sean Connery (Divulgação)

2 – Nenhum ator que interpretou James Bond é americano. Sean Connery é escocês, Roger Moore, Timothy Dalton e Daniel Craig são de fato ingleses. Já Pierce Brosnam é irlandês e George Lazemby é australiano.

Créditos: ator George Lazemby (Divulgação)

3 – De todas as mulheres que interpretaram Bond Gilrs, apenas três eram negras: Gloria Hendry (Rosie Carver), em “Viva e Deixe Morrer”, de 1973; Grace Jones (May Day), em “Na Mira dos Assassinos”, de 1985 e Halle Berry (Jinx), em “Um Novo Dia Para Morrer”, de 2003, sendo esta a primeira atriz negra a ter o papel principal de uma Bond Girl.

Créditos: atriz Gloria Hendry em “007 Viva e Deixe Morrer” (Divulgação)

4 – Naomie Harris (Eve), em “Operação Skyfall” de 2012 e “Spectre” de 2015, é a primeira atriz negra a fazer o papel de Moneypenny, contudo, diferente do que muitos pensavam, não se enquadra dentro do perfil de Bond Girl, primeiro porque não teve de fato nenhum relacionamento amoroso com o personagem e, segundo, porque a própria personagem Moneypenny é uma mera apaixonada pelo espião mas que nunca teve êxito em conquistá-lo pelo menos uma vez.

Créditos: atriz Naomie Harris em “007 Skyfall” (Divulgação)

5 – O personagem James Bond, segundo o autor Iam Fleming, deveria ter aparentemente 34 a 36 anos de idade, contudo apenas três atores interpretaram o papel pela primeira vez antes dos 40 anos. Sean Connery tinha 32 anos, George Lazemby mal tinha completado 30 anos quando interpretou Bond e Daniel Craig tinha 38 anos quando começou sua carreira como o espião 007. Cogitava-se contratar Timothy Dalton para assumir o papel em 1969 em “A Serviço Secreto de sua Majestade”, no entanto era muito jovem com apenas 25 anos para interpretar o espião.

Créditos: escritor Iam Fleming (Divulgação)

6 – Muitos acreditavam que o motivo de Roger Moore ter substituído Sean Connery como James Bond era devido a idade, mas a diferença de idade entre os mesmos é de apenas 3 anos e, pasmem, Roger Moore é mais velho que Sean Connery, este tendo nascido em 1930, enquanto o primeiro nasceu em 1927.

Créditos: ator Roger Moore (Divulgação)

7 – O filme “007 Nunca Mais Outra Vez”, estrelado por Sean Connery, é uma mera adaptação do sucesso “007 Contra a Chantagem Atômica” de 1965 estrelado pelo mesmo ator e não é considerado integrante da série oficial, uma vez que não foi produzido pelo detentor dos direitos do personagem para o cinema, o produtor Albert Broccoli. A logomarca 007, bem como a trilha sonora oficial não é utilizada, sem falar que Sean Connery não era o James Bond oficial na época e sim Roger Moore, o qual estrelou “007 Contra Octopssy” no mesmo ano que “Nunca Mais Outra Vez”.

Créditos: “007 Nunca Mais Outra Vez” (Divulgação)