Halloween, ou o Dia das Bruxas, é uma festa que é comemorada todos os anos no dia 31 de Outubro, véspera do Dia de Todos os Santos. Uma festa típica dos Estados Unidos, mas que também foi popularmente querida por diversos países. Essa data comemorativa tem mais de 2500 anos e surgiu com o povo Celta, que acreditavam que o último dia do verão deles os espíritos saiam do cemitério para tomar posse dos corpos vivos. Para assustar esses fantasmas, os Celtas colocavam objetos assustadores nas casas, como abóboras enfeitadas, caveiras e ossos.

No cinema há diversos filmes que falam sobre a festa e também contam histórias sobre bruxas. Há também os filmes de terror e animações fofas/assustadoras que são obrigatórias para se ver e rever nesse dia. Separamos 09 filmes para você entrar no clima dessa data.

convenção das bruxas - pipoca de pimenta - dia das bruxas - halloweenCréditos: Divulgação

O primeiro filme que passou muito na Sessão da Tarde e é um clássico para assistir nesse dia: “Convenção das Bruxas”. Esse filme sempre apavorou as crianças. É um terror juvenil e traz um grupo de bruxas disfarçadas de mulheres comuns pretendendo causar um infanticídio. Mas há um menino e sua vó que são muitos corajosos e tentam impedir as feiticeiras.

as bruxas de eastiweack - pipoca de pimenta - dia das bruxas - halloweenCréditos: Divulgação

“As Bruxas de Eastwick” é uma comédia e conta a história de três bruxas que fazem um encanto para atrair o homem perfeito. O problema é quando esse homem perfeito surge e na verdade ele é ninguém mais, ninguém menos, que o diabo. É um filme leve e divertido para ver nesse dia. Além de tudo, o elenco conta com Michelle Pfeiffer, Cher, Susan Sarandon e Jack Nickolson.

Bruxa de blair - pipoca de pimenta - dia das bruxas - halloweenCréditos: Divulgação

O filme mais popular de todos os tempos, não só dos adolescentes como também dos adultos é o “Bruxa de Blair” que inclusive teve uma versão lançada neste ano. O filme cria uma atmosfera de realidade de forma que, naquela época, as pessoas achavam que os fatos relatados no filme foram reais. A história segue um grupo de amigos que investigam uma popular lenda da Bruxa de Blair em uma floresta nos Estados Unidos. Esse filme teve continuações, mas o clássico lançado em 1999, não pode deixar de estar na lista da maratona de Halloween.

abracadabra - pipoca de pimenta - dia das bruxas - halloweenCréditos: Divulgação

Mais clássico e divertido que o “Abracadabra” não tem. Esse filme é de 1993 e conta a história das irmãs Winnie, Sarah e Mary, três bruxas do século XVII que chegaram ao século XX após seus espíritos serem evocados no Dia das Bruxas. Elas foram banidas há 300 anos por praticarem feitiçaria. Quando elas retornam, elas estão dispostas a fazer qualquer coisa para garantir a juventude e a mortalidade. Porém precisam enfrentar três crianças e um gato falante. A trilha desse filme é muito boa e essas bruxas são muito atrapalhadas. É um filme bem juvenil e divertido para esse dia.

da magia a sedução - pipoca de pimenta - dia das bruxas - halloweenCréditos: Divulgação

“Da Magia a Sedução” é um belo filme sobre bruxas lançado em 1990. Conta a história das mulheres da família Owens, que tem poderes mágicos. Porém uma maldição as persegue por mais de 200 anos: qualquer homem que se apaixona por uma delas, morre. Descendentes da bruxa que lançou esse feitiço, Sally e Gillian são duas irmãs que foram criadas pelas tias. A trama começa quando Gillian se mete numa encrenca com o namorado e Sally tenta ajuda-la. Mas o amor que há entre duas irmãs é maior que tudo.

o estranho mundo de jack - pipoca de pimenta - dia das bruxas - halloweenCréditos: Divulgação

Tim Burton e suas animações que sempre trazem um lado sombrio tem vários filmes que podem ser vistos no Dia das Bruxas, mas não podemos deixar de destacar “O Estranho Mundo de Jack” que já na apresentação começa com a música “This is Halloween” (isso é Dia das Bruxas). Filme obrigatório para os que amam essa data. Conta a história de Jack, um ser fantástico que vive na cidade do Halloween, um lugar cercado por criaturas fantásticas. Todos os anos eles comemoram o Halloween, mas Jack se cansa e atravessa o portal do Natal. Após ver o espírito natalino e sem acreditar no que viu, ele planeja sequestrar o papai noel. Sally, sua namorada, é contra. É uma animação linda e perfeita para esse dia.

Jovens bruxas - pipoca de pimenta - dia das bruxas - halloweenCréditos: Divulgação

“Jovens Bruxas” conta a história de Sarah que muda de São Francisco para Los Angeles. Lá ela conhece três alunas no colégio onde estuda que se dedicam ao ocultismo e à magia. Quando as quatro começam uma amizade e praticam magia juntas, desencadeiam um poder que foge do controle gerando consequências trágicas. Toda adolescente que usou um pentagrama no pescoço e pintava a unha de preto sabe de cor as falas desse filme que fez parte de todo grupinho de meninas bruxas na adolescência.

harry potter - pipoca de pimenta - dia das bruxas - halloweenCréditos: Divulgação

A lista podia acabar no cabalístico número 07, mas não poderíamos deixar de destacar o filme mais cobiçado de todos os tempos: Harry Potter. Uma série de filmes baseados nos livros de J. K. Rowling que conta a história do bruxo Harry e seus amigos Hermione e Rony. Eles descobrem que são bruxos quando recebem uma carta os convidando para estudar em Hogwarts, uma escola de bruxos. Harry contém uma marca de um raio em sua testa que representa o dia em que seus pais morreram. E é por causa dela que o bruxo se destaca nas aventuras e se torna tão poderoso. É uma aventura infanto-juvenil e perfeita para uma maratona entre amigos no Dia das Bruxas.

a bruxa - pipoca de pimenta - dia das bruxas - halloweenCréditos: Divulgação

Bônus: “A Bruxa” não poderia ter deixado de ser citado. Um filme de terror com excelente crítica. O filme se passa em 1630. Um casal leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé ser diferente. A família passa a morar em um bosque isolado. Um dia, um bebê recém-nascido desaparece. As suspeitas ficam em torno de ter sido devorado por um lobo ou sequestrado por uma bruxa.

Há muitos filmes divertidos e de terror que podem ser vistos nesse dia. Vale estourar uma pipoca e apagar as luzes para entrar no clima.