Numa cidade formada apenas por animais irreverentes em que uma coelha e uma raposa são os policiais, tudo pode acontecer. Em ‘Zootopia‘, a 55ª animação do Estúdio Walt Disney Animation, que estreia dia 18 de março nos cinemas, os protagonistas Judy Hopps e Nick Wilde embarcam em uma aventura que tem o objetivo de desvendar um grande mistério. Para isso, na versão brasileira da animação, os atores Mônica Iozzi e Rodrigo Lombardi emprestam suas vozes aos dois policiais de Zootopia.

zootopia-nick-wilde-judy-hopps Os policiais de Zootopia Juddy Hopps e Nick Wilde

O longa contou com uma equipe de peso para assumir o papel de colocar em prática a história criada por Byron Howard, diretor de ‘Zootopia‘. Entre eles, está o brasileiro Renato dos Anjos, supervisor de animação do filme. O Pipoca De Pimenta conversou por telefone com o Renato, que comentou sobre o começo do projeto. “A ideia original de ‘Zootopia‘ foi do próprio diretor Byron Howard. Eu fiquei animado com o projeto desde que nós, animadores, assistimos à uma palestra sobre os novos projetos da Disney.”

Renato-Dos-Anjos_OR5C6115_CR O brasileiro Renato dos Anjos

Paulista, nascido em Santo André, Renato já está há quase duas décadas nos Estados Unidos, mas antes de se mudar definitivamente para o país, o animador já havia feito carreira no Brasil. “Eu me mudei para os Estados Unidos em 1997, quando eu já tinha 10 anos de carreira na animação. Eu fiz mais de 100 peças publicitárias e diversos curtas do Maurício de Souza”, comentou.

(Pictured) Renato Dos Anjos. Photo by Alex Kang. ©2015 Disney. All Rights Reserved. (Foto: Alex Kang)

Zootopia‘ não foi a primeira animação em que Renato trabalhou, o animador já fez parte do time de outras animações dos Estúdios Disney, como ‘Bolt – Supercão’ e ‘Detona Ralph’. “O supervisor de animação trabalha com diversas faces, entre elas a artística, em que você deve conhecer bem os personagens com os quais está trabalhando e a administrativa, onde você tem que formar os times e organizar todos os trabalhos e etapas”, respondeu Renato ao perguntarmos sobre as funções do supervisor de animação. “Eu conheço muito bem a equipe com quem eu trabalho, então eu vejo os personagens e sei bem quem eu devo colocar para trabalhar especificamente com eles”, complementou.

maxresdefault

Conversamos com o brasileiro sobre a marca visual de cada animador nas produções e o questionamos sobre a expectativa em imprimi-la nas animações. “Todo mundo tem essa expectativa. Eu acho que consigo sim imprimir minha marca nas animações das quais eu faço parte”, Renato respondeu. Sobre as animações brasileiras Renato disse não conhecer muito, mas se mostrou interessado no progresso das produções do Brasil. “Eu não tenho muito contato com as animações do Brasil, estou há muito tempo aqui (nos EUA), mas vejo que as coisas estão progredindo muito, fico muito feliz. Inclusive tive dois brasileiros na minha equipe de Zootopia.

Zootopia-Promo-Art

Questionado sobre seu próximo trabalho, Renato confirmou estar na equipe da próxima animação da Disney ‘Moana’, dos diretores John Musker e Ron Clements, responsáveis pelos grandes sucessos ‘A Pequena Sereia’, ‘Aladdin’ e ‘A Princesa e o Sapo’. O animador Renato dos Anjos é um dos grandes talentos que representam o Brasil no exterior, agora é nossa vez de orgulhá-lo indo aos cinemas para conferir ‘Zootopia‘!