Demorou, mas ele chegou! Sabe lá Deus por quanto tempo ele vai ficar, com essa loucura de aquecimento global e de um clima tão instável quanto esse que vivemos por esses tempos no Brasil. Ás vezes, nem parece que o outono realmente já deu as caras!

Por mais que o Sol seja um parceiro incrível, não há como negar que o frio tem o seu charme e seus programas ideais. Um deles, sem sombra de dúvidas, é curtir um bom filme debaixo das cobertas.

snow-wild

Pra aproveitar o tempinho que faz lá fora em muitas regiões do país, com céu nublado e muito vento, selecionamos uma listinha bacana de filmes com paisagens de outono e inverno que com certeza fazem a gente querer arrumar as malas e visitar os lugares explorados pelos personagens. Aproveite o chocolate quente e divirta-se!

* Colaboraram: Felipi Vidal Fraga e John Macedo

Na Natureza Selvagem (2008) 

into-the-wild-02

Inspirado na história real de Chris McCandles, que abandonou a vida confortável que tinha com a família para explorar a natureza, com o objetivo de chegar ao Alasca, o filme virou uma espécie de obra obrigatória para todo grande viajante que sonha em ficar perto de paisagens naturais. Sem esquecer, é claro, da frase marcante que define boa parte do longa metragem: “A felicidade só é real quando compartilhada”. O protagonista é vivido por Emile Hirsch, em uma interpretação impecável. Aliás, tudo nesse filme, inspirado no livro homônimo do jornalista Jon Krakauer, é digno de palmas: o roteiro e a direção maravilhosos de Sean Penn, a fotografia impressionante e a trilha sonora inesquecível de ninguém menos do que Eddie Vedder. Kristen Stewart, Jena Malone, Marcia Gay Harden e William Hurt também estão entre os grandes nomes do elenco.

Livre (2014) 

Wild_Stills_86276

Não podia deixar de faltar uma mulher entre os grandes exploradores da natureza! O filme é inspirado na bela obra homônima da escritora Cheryl Strayed, que inicia uma aventura pela Pacific Crest Trail em busca do auto-conhecimento e da superação da dor causada pela perda brusca de sua mãe, a quem era extremamente ligada. Depois de passar por crises no casamento, que culminaram em uma separação, e buscar conforto em sexo, álcool e drogas, a personagem, vivida com maestria por Reese Whiterspoon, enfrenta sol, chuva, neve e todo os tipos de imprevistos dentro da trilha entre Washington, Oregon e parte dos territórios do México e do Canadá. O filme mostra como o ser humano pode lidar de diferentes formas com a dor e de como a superação pode vir de um jeito imprevisível. A atriz, que venceu o Oscar em 2006 por ‘Johnny e June’, foi novamente indicada na categoria.

Evereste (2015) 

This photo provided by Universal Pictures shows, Jake Gyllenhaal, from left, as Scott Fischer, Michael Kelly as Jon Krakauer, and Josh Brolin as Beck Weathers, in the film “Everest." The film debuts in IMAX/3D exclusively on Friday, Sept. 18, 2015, and opens wider in theaters the following week. (Jasin Boland/Universal Pictures via AP)

A montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros de altitude, inspira até hoje filmes, livros e, é claro, grandes explorações que muitas vezes colocam em risco a vida dos aventureiros. O filme em questão mostra a história real de dois grupos de exploradores em uma expedição de risco que desafia seus limites. Tudo piora quando eles são acometidos por uma das piores avalanches já registradas na região, o que culmina em uma gigantesca tragédia, com oito pessoas mortas. O filme dirigido por Baltasar Kormákur serve como aviso para os turistas aventureiros: para explorar a montanha, somente na temporada de escalada, que ocorre em poucos dias do ano, e seguir regras rígidas, como a de não demorar para retornar. O elenco conta com nomes como Jake Gyllenhaal, Jason Clarke, Josh Brolin, John Hawkes e Keira Knightley.

Resgate Abaixo de Zero (2006)

Pictured: Jerry Shepard (PAUL WALKER) in a scene from Disney's UNTITLED ANTARCTICA PROJECT, directed by Frank Marshall. THIS MATERIAL MAY BE LAWFULLY USED IN ALL MEDIA EXCLUDING THE INTERNET, ONLY TO PROMOTE THE RELEASE OF THE MOTION PICTURE ENTITLED "UNTITLED ANTARCTICA PROJECT" (title subject to change) DURING THE PICTURE'S PROMOTIONAL WINDOWS. ANY OTHER USE, RE-USE, DUPLICATION OR POSTING OF THIS MATERIAL IS STRICTLY PROHIBITED WITHOUT THE EXPRESS WRITTEN CONSENT OF BUENA VISTA PICTURES. AND COULD RESULT IN LEGAL LIABILITY. YOU WILL BE SOLELY RESPONSIBLE FOR ANY CLAIMS, DAMAGES, FEES, COSTS, AND PENALTIES ARISING OUT OF UNAUTHORIZED USE OF THIS MATERIAL BY YOU OR YOUR AGENTS. NOT FOR INTERNET USE. APPROVED FOR PRINT OUTLETS ONLY.

Mais um filme baseado em fatos reais ganha destaque na lista. Inspirado na história de uma expedição japonesa ocorrida em 1957, o filme mostra um grupo de exploradores em uma missão na Antártica, conduzido por nada menos do que oito impressionante cachorros da raça husky siberiano. No meio de um acidente inesperado, provocado pelas perigosas condições climáticas da região, o líder da equipe, Jerry Sheperd, é obrigado a abandonar os animais, que passam por maus bocados na região durante seis meses. Decidido a resgatá-los, ele retorna para o local do acidente para levá-los de volta para casa. O filme foi distribuído pela Disney – e é uma chance bem comovente de lembrar do ator Paul Walker, que morreu em um acidente de carro em 2013.

Fargo (1996)

Fargo_200Pyxurz

A princípio, o humor negro abordado no filme, dirigido por Joel e Ethan Coen, pode intimidar os espectadores. No entanto, o roteiro preza por uma história única. O filme começa com William H. Macy na pele de um revendedor de automóveis que elabora o sequestro da própria esposa para tentar, de alguma forma, aplacar sua delicada situação financeira. No entanto, a coisa desanda quando o personagem faz um acordo com marginais e lhes promete um carro novo e parte do dinheiro dado pelo seu sogro, um homem muito rico, para o resgate. No meio dessa confusão, alguns imprevistos e uma série de assassinatos acontecem e passam a ser investigados por uma policial grávida. Maluco, não? Mas essa originalidade toda rendeu um Oscar de Melhor Roteiro Original e a estatueta de Melhor Atriz para Frances McDormand, que interpreta Marge Gunderson.

Limite Vertical (2000)

vertical-limit

O cume do K2, no Himalaia, é considerado como a segunda maior montanha do mundo, atrás apenas do Evereste. Mas ela figura no topo da lista das mais perigosas também. As estatísticas não são nada animadoras para quem é fã de escaladas: a cada quatro alpinistas que atingem seu topo, um morre. Esse perigo todo foi a inspiração para esse filme de aventura, dirigido por Martin Campbell. Na história, uma equipe de esportistas enfrenta uma quantidade absurda de variações climáticas e acabam presos depois de uma série de desastres ambientais. Peter Garrett, o irmão da jovem líder Annie, interpretados por Chris O’Donnell e Robin Tunney, respectivamente, é forçado a montar uma equipe de emergência para resgatar o grupo, que fica isolado na montanha.

Caninos Brancos (1991)

scr-10

Um clássico no maior estilo Sessão da Tarde, obviamente, não poderia ficar de fora. O longa metragem estrelado por um jovem Ethan Hawke, então com vinte anos, tem a cara dos estúdios Disney, mostrando a amizade forte e inquebrável de um humano e um lobo. Na história, o órfão Jack Conroy busca uma mina de ouro no Alasca, deixada por seu pai como um espécie de herança, e acaba encontrando o animal, que ele apelida como Caninos Brancos. O filme é inspirado na obra homônima de Jack London, publicada em 1910, que retrata a forma como animais selvagens se adaptam às condições humanas. Uma história bem fascinante!

Cold Mountain (2003)

coldmountainpic

O elenco, por si só, já é um grande chamativo para atrair espectadores. Afinal de contas, ele conta com nomes fortes, tais como o de Jude Law, Nicole Kidman, Renée Zellweger e Natalie Portman. Inspirado na obra homônima de Charles Frazier, o filme mostra a saga de um soldado, Inman Balis, em seu retorno para casa depois de se deparar com os horrores da Guerra Civil Americana, na qual se depara com as histórias de outros soldados feridos como ele. Enquanto isso, sua namorada, Ada, luta para manter a fazenda de seu falecido pai com a ajuda de sua amiga Ruby. O longa tem uma fotografia incrível da Carolina do Norte (EUA), muito elogiada pelo público e pela crítica.

Frozen – Uma Aventura Congelante (2013)

21058938_20131119115519509

“Let it go!”. Difícil dizer onde esse refrão chiclete não pegou, principalmente entre as crianças mais aficionadas por animações da Disney/Pixar. Inspirado no conto ‘A Rainha da Neve’, de Hans Christian Andersen, o filme centraliza na relação entre duas irmãs fofas, as princesas Elsa e Anna. Com poderes congelantes, Elsa, a mais velha, acaba condenando o reino de Arendelle a um inverno sem fim no dia de sua posse como rainha. Para tentar salvar a região, Anna parte com o alpinista Kristoff, a rena Sven e o boneco de neve Olaff para o castelo de gelo construído por Elsa, a fim de resgatá-la e trazer de volta o sol. O filme mostra o amor verdadeiro entre as irmãs e fez um sucesso enorme de público. Repare nos cenários lindos do desenho: eles foram inspirados nos fiordes e nas paisagens naturais da Noruega!

A Era do Gelo (2002)

Ice Age 4

Como falar de filmes de frio sem mencionar uma das animações mais hilárias já lançadas pela distribuidora Fox, focado no período pré-histórico e com muitos animais que já entraram em extinção? No primeiro filme, um bando incomum, formado por um mamute, um bicho-preguiça e um tigre dente-de-sabre, se envolve em uma divertida saga para devolver um bebê humano para o seu verdadeiro pai, tirando um sarro enorme da nossa própria espécie e sacaneando o que hoje chamamos de grandes vestígios de antigas civilizações. Dirigido por Chris Wedge e pelo brasileiro Carlos Saldanha, o filme teve um sucesso foi tão grande que levou a mais três continuações, eternizando os personagens Sid, Manny, Diego e até o esquilo Scrat, que sempre persegue uma noz, junto ao público.

As Crônicas de Nárnia (2005)

the-chronicles-of-narnia-the-lion-the-witch-and-the-wardrobe

Inspirada na bela obra do autor irlandês C.S. Lewis, os filmes da série contam as aventuras de um grupo de jovens irmãos, que vão morar com um tio no período da Segunda Guerra Mundial e acabam descobrindo um universo mágico e cheio de criaturas sobrenaturais. O mundo de Nárnia fascinou leitores e espectadores do mundo inteiro, mostrando personagens emblemáticos, como o leão Aslam e os jovens Pedro, Lúcia, Susana e Edmundo. Com início em ‘O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa’, a saga ganhou outras duas boas continuações com ‘Príncipe Caspian’ e ‘A Viagem do Peregrino da Alvorada’.