A Netflix anunciou, na última semana, que no mês de outubro os seis filmes da saga Star Wars estarão em seu catálogo. E agora, para deixar todos preparados para a expansão da história e do universo, que iniciou com ‘O Despertar da Força’ (2015) e segue com ‘Rogue One’ (2016), o Pipoca de Pimenta te dá várias formas de conhece-lo.

Então, leia e escolha sua favorita, e para você que ainda não conhece a saga, é sua chance de começar e pela ordem que você preferir.

swnt-6

IV, V, VI, I, II, III (Ordem Clássica)

swnt-1

Como um fã, e não tão velho assim, nada melhor do que recomendar assistir na ordem cronológica e conhecer a história na ordem passada no cinema, com a trajetória de Luke e só depois, um flaskback com a origem do icônico vilão Darth Vader. Os fãs mais velhos, aqueles que estavam na estreia de 1977, também recomendam essa ordem, porque além de ser a que eles assistiram, é a criada por George Lucas. Este tipo de ordem pode não chamar tanto a atenção dos fãs mais novos, devido ao envelhecimento dos efeitos dos filmes antigos, onde os efeitos especiais da trilogia recente podem convidar mais o espectador jovem a assistir.

I, II, III, IV, V, VI (Ordem Episódica)

swnt-3

Seguindo os bons e velhos números, Star Wars te possibilita conhecer tudo sobre a origem de Darth Vader antes mesmo de conhecer a história de Luke, e assim, quando passar para os filmes clássicos, não deixará de entender ou compreender todas as ações e escolhas do vilão. Seu problema também envolve tecnologia, como também linguagem. Começar com efeitos especiais mais atualizados e mais modernos e depois passar para algo mais mecânico do que tecnológico pode ser um choque que incomode e desanime o espectador de continuar. Linguagem é outra mudança drástica de uma trilogia para a outra, enquanto os episódios I, II e III tratam de assuntos um pouco mais sério envolvendo política e guerra, a trilogia clássica, do IV, V e VI focam muita mais na aventura e tratam os assuntos mais sérios de maneira mais leve.

IV, I, II, V, III, VI (Ordem Intercalada)

swnt-4

Pode parecer meio confuso, além de ter que ficar trocando de filme toda hora, mas essa ordem serve para caso você queira ver, de forma simultânea, a história do Luke e do Anakin, além de preservar o segredo de Luke e o crescimento do Império. Para aqueles que preservam o protagonismo de Anakin, esta ordem pode trazer um equilíbrio entre seu protagonismo e o do Luke.

IV, V, I, II, III, VI

swnt-7

Esta ordem criada na internet, possibilita você conhecer os personagens principais, e mais importantes, tanto do lado imperial quanto do lado rebelde, e após o fim tenso e pesado do episódio V, ele te dá a possibilidade de uma pausa e descanso da história principal, para assim, você conhecer todo o passado e por fim, finalizar toda a trajetória e aventura daqueles personagens. Dentro desta ordem, existe a “teoria machete” que exclui totalmente o episódio I, considerado, por muitos (inclusive pelo autor aqui) o pior de todos os filmes da saga, principalmente por apresentarem conceitos que quebram todo o simbolismo criado nos filmes clássicos, além, é claro, de Jar Jar Binks.

IV, V, VI (Ordem Recomendada)

swnt-5

Como um fã chato de Star Wars, não poderia deixar de recomendar a sequência mais significante do universo de George Lucas. Para entender a história, para conhecer os personagens principais e para entender tudo do que será tratado nos filmes futuros, basta apenas conhecer a trilogia clássica. A nova trilogia, com os primeiros episódios numéricos, infelizmente tem mais erros do que acertos, e matam toda a essência de aventura da trilogia clássica. Existem muitas coisas funcionais na nova trilogia, que vão de personagens bem feitos a cenas bem filmadas, mas como citado anteriormente, os erros chamam mais a atenção que o acerto. Continuar entendendo Star Wars daqui para frente, não precisa assistir os seis filmes, mas é preciso conhecer os personagens e o ambiente em que eles se situam, e assim, estar inserido nesse universo.

swnt-2

Como deu para ver, Star Wars traz essas e outras possibilidades de ser assistido, agora, é de seu gosto e escolha para selecionar a melhor ordem e fazer uma maratona em outubro na Netflix, basta agora saber, se os mesmos irão colocar em seu catálogo a “Caravana da Coragem” (1984) para, assim, completar de forma justa, a saga.