Nesta segunda-feira (29), a Imagem Filmes divulgou o trailer do filme ‘Nise – O Coração da Loucura’, em que traz a atriz Gloria Pires no papel da psiquiatra Nise da Silveira, pioneira no uso da terapia ocupacional para tratamento de pacientes com crises convulsórias.

Nise_o_coracao_da_loucura_01_0Gloria Pires é a psiquiatra Nise da Silveira (crédito: Agência Febre)

O primeiro trailer divulgado mostra Fernando, intepretado por Fabricio Boliveira (‘Faroeste Caboclo’ e ‘Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro’) em uma sessão de eletroconvulsoterapia, e a indignação da psiquiatra ao testemunhar a agressão sofrida pelo paciente.

No filme, depois de um período de quinze meses na prisão e oito anos vivendo na clandestinidade por conta do seu envolvimento com os círculos marxistas da época, Nise retorna ao trabalho no Hospital Psiquiátrico Pedro II. A cena que presencia durante a sua primeira reunião com seus colegas vai marcá-la e inspirar sua revolução no tratamento de pacientes utilizando terapias mais humanas e sem violência.

Nise-O-Coração-da-Loucura-23Fevereiro2016Nise se inspirava em técnicas de pintura para curar seus pacientes (crédito: divulgação)

Totalmente contra a lobotomia e o eletrochoque, Nise da Silveira foi pioneira no uso da terapia por meio de um ateliê de pintura e um tratamento baseado no afeto e no convívio com animais domésticos, métodos revolucionários que são referência até hoje.

Dirigido por Roberto Berliner, o filme ainda traz no elenco Georgiana Góes, Fernando Eiras, Simone Mazzer, Julio Adrião, Claudio Jaborandy, e outros. ‘Nise – O Coração da Loucura’ chega aos cinemas brasileiros em 21 de abril.

Confira o trailer: