SINOPSE

‘Goosebumps: Monstros e Arrepios’ é daquelas produções que chegam repletas de preconceito, e que não prometem muito. Mas aí é que a gente se engana. “Não julgue o livro pela capa”, ou melhor “não julgue o filme pelo cartaz”. ‘Goosebumps’ não é um filme com roteiro complexo, mas agrada e surpreende. É claro que ter Jack Black no elenco ajuda muito, porém a produção focada no público infanto-juvenil, consegue aliar diversão e qualidade reunindo os mais diversos fatores.

The foursome are surrounded by Ghouls

No filme, o jovem Zach Cooper se muda para uma cidade do interior, e conhece Hannah, a filha do misterioso R. L. Stine. O jeito recluso e fechado de Stine e a forma como ele é rígido com a filha faz Zach ir atrás de respostas, e acaba se envolvendo em uma enorme confusão, descobrindo que Stine é o autor de uma série de livros, e que todos os monstros que ele inventara, se tornaram reais.

When the creatures from R.L. Stine’s (Jack Black) Goosebumps series come to life – including the Abominable Snowman (pictured) – it’s up to Stine to team up with three teenagers to get these figments of Black’s imagination back in the books where they belong and save the town.

O elenco jovem, que segundo o próprio Jack Black, é o “coração do filme”, é formado pelos atores Dylan Minnette, que interpreta o estudante Zach Cooper, Odeya Rush, a Hannah no filme e Ryan Lee, que interpreta o hilário Champ. O já veterano Jack Black dá vida ao escritor R. L. Stine, escritor americano conhecido por escrever os livros da série que dá nome ao filme. É fato que, durante as filmagens, Black teve carta branca para criar o personagem à sua forma, e arrasa mais uma vez. Inúmeras referências são feitas durante o filme, a maioria delas relacionadas à trabalhos anteriores de Black, o que se torna um plus de diversão.

Jack Black, left, and R.L. Stine on the set of Columbia Pictures' "Goosebumps." Jack Black e o escritor R. L. Stine

Os cinemas hoje estão repletos de filmes infantis, como as animações, por exemplo, que todos os meses chegam às telonas e arrastam milhares de crianças (e pais) para as poltronas. Porém, há tempos o Cinema não traz programação para o público infanto-juvenil, que não consome conteúdos complexos demais, mas também não quer assistir à animações voltadas ao público infantil. ‘Goosebumps: Monstros e Arrepios’ é focado nesse público e consegue ficar no meio-termo.

goosebumps-movie-trailer

Clichês americanos estão presentes na produção, como o amor high school, o aluno novo, o baile de calouros e coisas do tipo, mas ‘Goosebumps’ reune vários fatores que tornam esses clichês quase que irrelevantes. O carisma de Jack Black é um deles, e o elenco jovem também não decepciona. Os efeitos especiais trazem realidade ao filme e divertem os espectadores, sendo eles adolescentes ou adultos.