111 copy

O filme tem uma fotografia esplendorosa, um figurino de cair os queixos e a forma como foi filmado faz prevalecer a ansiedade pelo resultado do Torneio Tribruxo. O filme conta com a participação de muitos atores não escalados para os dois filmes da série, como Katie Leung, a personagem Cho-Chang, Robert Pattinson como Cedric Diggory, Stanislav Ianevski, como Viktor Krum e Ralph Fiennes como o temido Lord Voldemort.

O quarto filme da série traz Voldemort para mais perto do espectador, dando mais “vivacidade” ao personagem.

A direção troca de mãos novamente em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, passando para o britânico Mike Newell. A intenção era dividir o filme em dois para que a história fosse mais fiel ao livro, porém o diretor foi contra a ideia, alegando que alguns sub-tramas poderiam ser cortados para que tudo coubesse em um único filme. É exatamente por isso que personagens como Molly Weasley e os tios de Harry, os Dursley, ficaram fora do quarto longa, desagradando muitos fãs.

Os atores John Malkovich e Rowan Atkinson foram cotados para viver Lord Voldemort, porém quem ganhou o papel foi Ralph Fiennes, que deixou todos impressionados com sua atuação e com a sua competência ao interpretar um personagem considerado tão difícil.

Ao Oscar o filme foi indicado para a categoria de Melhor Direção de Arte. Ao BAFTA, Melhor Cenografia, Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Especiais, sendo vencedor da categoria de Melhor Cenografia, merecidamente.

O longa ocupa a 27ª posição na bilheteria mundial.